Comissão de Jovens: o olhar atento do Sindicato Rural em novas lideranças
Um ano inspirador e de realizações. Essa é a síntese analisada no balanço de atividades do Sindicato Rural Patronal de Toledo referente ao ano de 2022, com destaque para a ampliação do quadro de associados e o incentivo à formação da primeira comissão de jovens que envolve filhos de produtores rurais no Paraná dentro de uma estrutura sindical.
Segundo o presidente do Sindicato Rural, Nelson Gafuri, esses dois resultados alcançados no período, citados como exemplo, se somam a tantas outras conquistas provenientes da inspiração e motivação da diretoria e equipe de colaboradores. “A troca de ideias, opiniões e sugestões fizeram com que tivéssemos esse resultado positivo para a nossa entidade que representa os empregadores rurais. Estamos empenhados para que o Sindicato seja forte, mantenha sua credibilidade perante a sociedade e, é claro, sempre de portas abertas para novos sócios e agora, de maneira mais intensa, para os jovens”, afirma.
Gafuri salienta essa decisão de abrir as portas do Sindicato Rural de Toledo para que os filhos dos agricultores e pecuaristas tenham consciência dos desafios, mas especialmente das oportunidades que o campo oferece e que podem ser potencializadas com a participação na entidade que os representa. “Nós queremos que os jovens participem e contribuam com toda sua vitalidade no Sindicato. Na minha opinião, essa comissão de jovens é o início de uma caminhada para a formação de novas lideranças. Eu acredito que eles têm capacidade e nós estamos oferecendo essa oportunidade”, aponta. Ao participar da estrutura sindical, acredita-se que os jovens podem contribuir com sua dinâmica de atuação junto ao Sistema formado pelo Sindicato, Federação da Agricultura (Faep) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
A histórica reunião que abriu esse canal de diálogo com os jovens agricultores ocorreu no dia 7 de dezembro, no auditório da entidade. Na ocasião, além de filhos de agricultores filiados ao Sindicato Rural, participaram estudantes do Colégio Agrícola Estadual de Toledo, o que possibilitou abrir os olhares destes para que também se mobilizem nas cidades de origem. Foi registrada ainda a participação de professores, tanto do colégio quanto da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR). Neste balanço de atividades do ano, o Sindicato Rural mostra que toma uma atitude decisiva no presente, mas com os olhos no futuro. O próximo encontro dos jovens tem previsão de ser realizado em fevereiro de 2023.
Paulo Weber Junior
TOLEDO