Comércio de Toledo abrirá nesta quarta-feira
Estimated reading time: 3 minutos
Neste dia 20 de novembro, quarta-feira, será a primeira vez em que será comemorado o Dia da Consciência Negra como feriado nacional no Brasil. Em dezembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.759/2023, que declara a data como feriado nacional para celebrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data já era considerado feriado em cerca de 1,2 mil cidades e em seis estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo.
De acordo com a lei, o trabalho na data é considerado “extraordinário”. A compensação é determinada em acordo entre empregado e empregador ou em Convenção Coletiva de Trabalho. No município de Toledo, o comércio abrirá das 9h às 18h, de acordo com a convenção coletiva 2024/2025 entre os Sindicatos dos Empregados no Comércio de Toledo e do Comércio Varejista de Toledo.
O vice-presidente do Sinvar Friedrich Schiller explica que a Cláusula Trigésima Quinta prevê os trabalhos extraordinários em feriados. Ela estabelece que fica negociada a utilização da mão-de-obra para os feriados com o pagamento do bônus, no valor de R$ 118,00 no dia do labor e uma folga integral em até 60dias, identificada como folga feriado no cartão de ponto. “Esse acordo existe para efeito de remuneração. Cada empresa decide se abre ou não no feriado; dependendo de cada segmento”.
Schiller complementa que a maioria das empresas de Toledo tem buscado organizar uma escala de trabalho entre os seus colaboradores. “Sabemos que precisa ser um profissional disposto a trabalhar neste dia. De maneira geral, todos colaboram”, afirma.
ECONOMIA – O vice-presidente do Sinvar salienta que os empresários estão satisfeitos com o resultado desta Cláusula e, por isso, ela foi renovada na convenção. O acordo coletivo está em vigor desde o dia 1º de junho deste ano e segue até 31 de maio de 2025. “Anualmente, as cláusulas são revistas e elas são negociadas”.
Para Schiller, a possibilidade da abertura do comércio no feriado é uma maneira para fortalecer o comércio. “Nós sabemos que o e-commerce não para no feriado e, atualmente, ele é o nosso principal concorrente. As pessoas em casa vão pesquisar e em alguns momentos realizam a compra on-line. Com o comércio aberto, elas podem passear com as suas famílias e amigos. Assim, o recurso financeiro fica na cidade”.
Na oportunidade, o vice-presidente do Sinvar destaca que as datas: Natal (25 de Dezembro), Ano Novo (1º de Janeiro), Sexta-Feira Santa, Domingo de Páscoa e Dia do Trabalhador (1º de Maio), o comércio está fechado, segundo a convenção coletiva 2024/2025 entre os Sindicatos dos Empregados no Comércio de Toledo e do Comércio Varejista de Toledo.
Da Redação
TOLEDO