Comarca de Toledo lança oficina sobre questões de parentalidade

Na quinta-feira (2) acontece a solenidade alusiva ao lançamento do Projeto

‘Oficina Reflexões sobre a Parentalidade’ da Comarca de Toledo. O evento terá início às 10 horas e será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Toledo. A iniciativa envolve as varas de Família e da Vara da Infância e Juventude. A oficina estará veiculada ao Núcleo de Apoio Especializado (NAE). O objetivo é organizar grupos de reflexões sobre as questões voltadas à parentalidade, a titulares do poder familiar ou responsáveis (como tutores/tutoras; guardiães/guardiãs) por crianças e adolescentes que estejam envolvidos em demandas judiciais em que contendem sobre o direito de convivência.

Os grupos serão conduzidos por profissionais da psicologia integrantes do NAE, apoiados por pessoas estagiárias dos cursos de psicologia, devidamente capacitadas e supervisionadas. A ideia é oportunizar às partes dos processos um espaço de acolhida e acompanhamento, onde é permitido conhecer questões legais especificas, aprender sobre o desenvolvimento humano, refletir sobre as relações conjugais, parentais e familiares, trocar ideias e refletir sobre outras percepções a respeito de todo o processo judicial em que estão envolvidos.

Titular da Vara da Infância e Juventude, o juiz Rodrigo Rodrigues Dias explica que em Toledo o projeto foi adequado às necessidades que ele encontra no cotidiano do trabalho. “É uma capacitação para que os profissionais possam atender a nossa demanda das famílias no processo de separação para amenizar, às vezes, aquela disputa de guarda muitas vezes acirrada”, comentou o magistrado, destacando que o trabalho também é focado para que os pais “possam compreender melhor os efeito na de separação da vida deles e dos próprios filhos, refletindo sore o assunto a fim de ajudar os filhos a superar a mudança, o distanciamento do pai e da mãe, ter uma vida mais harmônica e saudável e entender essa ruptura”.

“O Conselho Nacional de Justiça recomenda que os Tribunais adotem oficinas de parentalidade como política pública na resolução e prevenção de conflitos familiares, com a disponibilização de curso online com carga de 20 horas para auxiliar os clientes”, destaca a juíza diretora do Fórum e titular da Vara de Família da Comarca de Toledo, Luciana Lopes do Amaral Beal, ao mencionar que o trabalho vai acontecer de maneira conjunta com o juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Rodrigo Rodrigues Dias.

MINIMIZAR OS DANOS EMOCIONAIS – A metodologia que será empregada é de responsabilidade dos profissionais dos envolvidos com a oficina. Os casos serão referidos aos grupos pelos magistrados responsáveis pelo processo, com a cooperação dos demais profissionais essenciais à administração da justiça, como os advogados – por isso, a parceria com a OAB -, Defensoria Pública e Ministério Público.

“O principal objetivo da oficina é minimizar e evitar os danos emocionais que hoje são sofridos pelas crianças e adolescentes que vivem o processo de separação dos pais”, aponta a doutora Luciana.

A presidente da OAB-PR Subseção Toledo, Anemere Dulaba, comentou que esta oficina é importante dentro do processo constante de capacitação dos advogados de assuntos que estão surgindo constantemente.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.