Comarca de Toledo começa geração de mídias e preparação das urnas
As cerimônias de geração de mídias e de preparação das urnas (carga e lacração) das Zonas Eleitorais de abrangência dos municípios de Toledo, São José das Palmeiras, Tupãssi, São Pedro do Iguaçu e Ouro Verde do Oeste iniciaram na última segunda-feira (23).
A Zona Eleitoral 75ª começou a geração de mídia na última segunda-feira. A preparação das urnas (carga e lacração) acontece a partir desta quarta-feira (25). Segundo o chefe da Zona Eleitoral 75ª Frederico Amorim Oliveira de Lima, as autorias obrigatórias também iniciam amanhã. “Os materiais que serão distribuídos nas seções já estão finalizados. Nenhum incidente amplo foi registrado neste pleito”.
Frederico solicita aos candidatos que essa postura seja mantida, inclusive, nas próximas semanas. “O desejo é que o debate de cada candidato fique nas ideias; sem atacar as pessoas e sem promover calúnias e difamações. Até o momento, não tivemos nenhuma ação mais grave. Tivemos as ações pontuais sobre propaganda eleitoral”.
ENCAMINHAMENTOS – Já a equipe da Zona Eleitoral 148ª realizou a geração de mídia, carga e lacração das urnas na segunda-feira. A chefe de cartório da 148ª Zona Eleitoral Lucia Midori Takano pontua que a cerimônia de geração de mídias e de preparação prevê a inclusão das informações dos eleitores e dos candidatos em cada urna. “A equipe realiza a carga das urnas e promove o teste de cada uma. Essa etapa garantirá o funcionamento do equipamento no dia das eleições”, enfatiza.
Lucia salienta que as urnas são lacradas, retornam para as caixas e são armazenadas no Fórum Eleitoral. Na sexta-feira, véspera do domingo das eleições, dia 4 de outubro, os Correios realizam a distribuição em cada Colégio.
DESEMPENHO – A Zona Eleitoral 148ª é formada pelos municípios de São Pedro do Iguaçu, São José das Palmeiras, Tupãssi e Ouro Verde do Oeste. Ao todo são 66 seções e mais 12 urnas consideradas de contingência. “As urnas de contingência são utilizadas em caso de problemas. O histórico da ZE 148ª é uma ou duas urnas apresentarem algum tipo de problema no dia da eleição. Para isso, temos o contingente de reserva para dar continuidade na votação”, afirma Lucia.
A chefe da ZEª 148 recorda que na Comarca de Toledo, as duas Zonas Eleitorais não tiveram votação manual desde que o sistema eletrônico foi introduzido. “O modelo da urna para as eleições 2024 é ano 2015. Trata-se de uma urna mais moderna. O sistema de funcionamento, basicamente, é semelhante ao modelo anterior”.
AVALIAÇÃO – Após, a geração de mídias, carga e lacração e auditorias nas urnas, os últimos preparativos são promovidos pelos responsáveis em promover as eleições.
Um dos representantes da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção Toledo, Francisco Oliveira de Souza Filho, avalia que a eleição municipal transcorre com tranquilidade. “A Comissão não precisou intervir até o momento em debates. Seguiremos acompanhando todos os trabalhos destas eleições. No dia 6 de outubro, estamos na Justiça Eleitoral e visitaremos os locais de votações”.
O promotor de Justiça Giovani Ferri complementa que o pleito na Zona Eleitoral 148ª está relativamente tranquilo nos municípios. “Ações em registros ou impugnações de candidatos foram realizadas. Algumas foram julgadas e outras estão em recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE)”.
Ferri observa que o debate político ou a apresentação de propostas dos candidatos estão voltados para as redes sociais, como grupos de WhatsApp, Instagram ou Facebook. “O candidato utiliza esse meio digital e torna a eleição mais tranquila. Lembrando que nos municípios menores, a eleição é mais ‘corpo a corpo’. Até o momento, a eleição acontece dentro da normalidade e esperamos que siga assim até outubro”.
O Juiz Eleitoral da ZE 148ª Sérgio Laurindo Filho compartilha da opinião do promotor. “A Justiça Eleitoral teve poucas representações por propaganda eleitoral indevida e demais ações. Mas todas foram julgadas e quando possível recurso foi recorrido”.
Sérgio lembra que a Justiça Eleitoral da ZE 148ª promoveu uma reunião com os candidatos e os representantes de partidos antes do período da propaganda eleitoral. Nós repassamos o convite do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para as instituições públicas e privadas do estado a assinar o “Pacto Eleições no Caminho da Paz”. A adesão formal aconteceu por meio de um Termo de Adesão e os participantes assinaram o documento”.
O Juiz Eleitoral esclarece que o objetivo principal é garantir que as Eleições 2024 transcorram de forma segura, igualitária, inclusive, livre de desinformação e de discurso de ódio. “Estamos na reta final e finalizando os procedimentos burocráticos da Justiça para que o pleito seja realizado com tranquilidade”, finaliza.
Da Redação
TOLEDO