Com vítimas no trânsito, Bike Ativação enfatiza a prevenção

Todos os membros no trânsito possuem sua parcela de contribuição para possibilitar maior segurança.

Todos os membros no trânsito possuem sua parcela de contribuição para possibilitar maior segurança. Entre eles, o ciclista que deve ser respeitado pelo automóvel, caminhão ou ônibus, assim como deve respeitar o pedestre. Com a finalidade de proporcionar aos usuários das vias de Toledo um trânsito mais seguro blitzes educativas são realizadas.

A Associação Ciclística de Toledo (ACT) / Team Refit Avenida (TRA) com a participação da coordenação de Educação para o Trânsito / Deptrans, da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana promoveram, nesta semana, Bike Ativação. Uma ação que amplia os conhecimentos sobre regras, direitos e deveres dos ciclistas.

De acordo com o presidente da ACT/TRA, Jefferson Carlos de Oliveira, o Carlão, a ação Bike Ativação tem como lema o trabalho de conscientização no trânsito. “A atividade é preventiva. Precisamos organizar o trânsito e conscientizar todos os membros dele sobre a importância de respeitar as normas e conhecer os seus deveres e direitos”.

Carlão salienta que os ciclistas fazem parte do trânsito e os condutores de veículos maiores precisam compreender que em cima de uma bicicleta tem uma vida. “Nós devemos respeitar, mas também precisamos ser respeitados. A responsabilidade é compartilhada e tem o direito do motorista e do ciclista e os deveres dos dois também”.

A ATIVIDADE – O coordenador do setor de Educação para o Trânsito, Valdemir Ladeia explica que a ação se faz necessária devido ao aumento de pessoas que usam a bicicleta para a prática de atividade física ou para se locomover. “Muitos ciclistas utilizam as estradas do interior. Contudo, nem todos observar algumas normas básicas, correndo um risco desnecessário e tornando a atividade prazerosa em uma ação perigosa que já deixou pessoas feridas em nossa cidade”.

De acordo com o dados da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, de janeiro a novembro deste ano, 209 ciclistas se envolveram em um acidente de trânsito. Destes, 95 estavam sozinhos ou teve o envolvimento de outro veículo (não registrado no sistema), 70 vítimas em um acidente envolvendo automóvel e bicicleta, 28 vítimas de acidente entre motocicleta e bicicleta, oito vítimas de acidente entre duas bicicletas, cinco vítimas de acidente entre caminhão e bicicleta, duas vítimas de acidente envolvendo três veículos (bicicleta, automóvel e caminhão) e uma vítima envolvendo bicicleta e ônibus.

“Bike Ativação tem como finalidade mostrar ao condutor do veículo e aos ciclistas que, quando se obedece às regras de circulação, com um pouco mais de empatia no trânsito, ele se torna mais seguro”, comenta o coordenador.

No período de 7h30 às 8h15, na Estrada Toledo-São Luiz do Oeste, frente ao posto Estradão, foram abordados em torno de 75 veículos. “Uma breve conversa sobre o respeito, as normas e o cuidado com os ciclistas foi realizada. Na oportunidade, os participantes entregaram flyer com orientações para motoristas e ciclistas”, aponta Ladeia.

Ele lembra que um sinistro de trânsito envolvendo um veículo e uma bicicleta o maior prejudicado será o ciclista. “Por isso, a importância em obedecer o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Diante da obediência, o condutor do veículo sempre será o responsável pela segurança do ciclista”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.