Com parceria do Sindicato Rural, Conselho de Segurança Rural se torna realidade em Toledo
O bem mais precioso que o ser humano tem é a vida. A partir deste bem, todos os demais compõem esforços para sua preservação. A segurança é um meio pelo qual são desenvolvidas iniciativas em vista do alcance desta finalidade. É com esse princípio que o Sindicato Rural de Toledo, ouvindo demandas dos produtores rurais, em especial de associados, abriu diálogo com a Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana no sentido de melhorar as possibilidades de atuação das forças de segurança. O diálogo evoluiu para a criação do Conselho de Segurança Rural de Toledo, que agora está formado com sua primeira diretoria, conforme modelo proposto pela Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Ceconseg).
A presidência do Conseg Rural de Toledo está a cargo de Wellington Trajano Donadel, cuja chapa aclamada em eleição realizada no Sindicato Rural Patronal tem ainda os seguintes membros: Marcelo Girardi (vice-presidente), Leandro Antônio Gaffuri (1º secretário), Arnildo Vanildo Risse (2º secretário), Ronaldo Covatti (1º tesoureiro) e Ari José Kliemann (2º tesoureiro), além de Milton Bernartt, Antônio Pedro Johann e Roberto Lotário Scholz como membros do Conselho Fiscal.
“Neste começo de gestão, vamos ouvir as demandas dos produtores rurais e suas comunidades: o que sentem que falta em segurança pública, o que pode ser melhorado e o que está bom no setor. Vamos repassar essas solicitações e indicações às forças de segurança objetivando que essas ações resultem em favor das comunidades”, destaca Trajano. A primeira reunião do recém-criado Conselho será dia 5 de setembro, às 19h, na sede do Sindicato Rural de Toledo.
O presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, cumprimenta os membros desta diretoria do Conseg Rural, desejando que realizem conjuntamente um trabalho em benefício da segurança no campo. “Nos unimos com a Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Segurança na mobilização dos produtores para criar o Conselho. É uma necessidade para quem mora na área rural”, salienta Gafuri.
Um dos entusiastas da proposta de criação do Conseg Rural de Toledo é o capitão Jimmy Cajuhy Carlesso, comandante da 1ª Companhia, do 19º Batalhão da Polícia Militar. A partir desta motivação, com apoio irrestrito do Sindicato Rural Patronal e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, agricultores e pecuaristas tomaram a decisão em abril deste ano pelo encaminhamento do processo. “É fruto de muito trabalho. São vários anos lutando para alcançar esse objetivo. Agradecemos muito pelo empenho e pela disposição dos produtores que, num primeiro momento, se reuniram e nos trouxeram essa demanda e, num segundo momento, aceitaram esse desafio se dispondo a compor essa diretoria e fazer parte do Conselho, levando adiante essa ideia”, comemora o oficial da Polícia Militar.
TOLEDO