Com foco em ações para 2024, Comitê do Rio Piquiri e do Paraná 2 se reúne na quinta
O Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Piquiri e do Paraná 2 se reúne na quinta-feira (19), a partir das 9 horas, para dar prosseguimento à elaboração do plano de trabalho para 2024, além de finalizar o relatório das atividades de 2023 e definir o calendário de encontros no próximo ano. A reunião ordinária será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná (CBH).
O encontro servirá ainda para avançar, por parte da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTINS), na revisão do Termo Referência para contratação do Plano de Bacia.
O Plano de Bacia Hidrográfica ou Plano de Recursos Hídricos é um documento de longo prazo elaborado para auxiliar os comitês a realizarem a gestão do corpo hídrico de sua competência, tendo por finalidade fundamentar e orientar a implementação de programas e possíveis obras.
As reuniões estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês com o apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva.
CBH – O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piquiri e do Paraná 2 é um órgão colegiado com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR).
Tem por objetivo contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação, garantindo o controle social da Gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.
É constituído por representantes do Poder Público, usuários e sociedade civil organizada, com o compartilhamento de responsabilidades na gestão dos recursos hídricos do Estado.
Da AEN
CURITIBA