Mauro Picini Turismo 30/03/2023
Macuco Safari faz treinamento com equipe de marinheiros nas águas do Iguaçu
A cada trimestre é feito o treinamento com a equipe de pilotos, copilotos e rafiteiros, prática radical feita logo abaixo das grandes quedas das Cataratas do Iguaçu
“O treinamento se faz necessário para que a equipe esteja sempre preparada para qualquer emergência ou situação de risco que por ventura o turista possa vivenciar. Nosso objetivo é promover a segurança e integridade física e emocional, tanto do turista como da nossa equipe”, relata o gerente geral do Macuco Safari, Lucas Teixeira. O treinamento foi realizado no último dia 16, nas correntezas do rio Iguaçu.
Entre os passeios que o Macuco Safari realiza, está o rafting feito nas correntezas que ficam logo abaixo das quedas das Cataratas do Iguaçu e por conta disso o treinamento é fundamental. A ação foi coordenada pela enfermeira do Macuco Safari, Bruna Gabriela da Silva Marquardt e o curso foi ministrado pelo capitão da marinha, José Carlos Gonçalves. “O capitão é instrutor com bastante bagagem neste tipo de treinamento, pois é vital que a equipe esteja preparada no caso de acontecer algum sinistro. O preparo precisa ser eficaz, tanto emocionalmente quanto na prática do resgate. É preciso ser feito rápido e com segurança”, detalha a Bruna Gabriela.
Como é feito o treinamento – O resgate é feito dentro da embarcação que está fazendo a prática de rafting e um dos rafiteiros é a suposta vítima. A partir do momento que a vítima está na água, a equipe começa a prática de salvamento.
Os integrantes da equipe entram em contato com o piloto, é jogado o cabo para o resgate e começa a comunicação verbal com a vítima. A equipe também é treinada para saber como andar dentro do barco no caso de um sinistro, onde será feito resgate e quem deve ser resgatado primeiro. “Todo o resgate é comandado e feito de dentro do barco e este treinamento é contratual com a ICMBio e é feito a cada três meses, há 30 anos”, conta enfermeira.
ISO – O passeio do Macuco Safari é realizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu e trabalha oficialmente sob concessão do Governo Federal, através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.
Por conta desse comprometimento, o Macuco Safari possui a ISO 21101 por cumprir todos os requisitos da concessão e está comprometida com a segurança dos seus clientes, além da conservação ambiental e a qualidade na prestação de serviços.
O Centro de Falcoaria de Foz do Iguaçu passa a integrar o Dreams Eco Park
O Dreams Eco Park abriga também a Mini Fazenda que conta hoje com um casal de lhamas, porquinhos da índia, vaca, patos, gansos, pavões, cavalos, ovelhas entre outros animais. Além de uma área para descanso, piqueniques e passeios de cavalo.Nas próximas semanas será inaugurado o Viveiro de Imersão: um espaço de 600 metros quadrados onde o visitante poderá passear entre as aves. Entre elas, papagaios, mutuns e canários.Outras duas atrações do Dreams Eco Park previstas para serem inauguradas ainda este ano são um Museu Medieval à céu aberto e um restaurante temático. A primeira estátua do Museu já chegou.
Dois parques – O Dreams Eco Park é gerido pelo Complexo Dreams Park Show, que em junho completa nove anos em Foz do Iguaçu e conta hoje com cinco atrações: Museu de Cera, Vale dos Dinossauros, Maravilhas do Mundo, Bar de Gelo e Dreams Motor Show.Segundo a gerente Comercial do Parque, Paula Haito, serão dois parques geridos pelo mesmo grupo, mas com propostas diferentes. “Um voltado a um mundo mágico e de faz-de-conta com fadas, duendes, monstros gelados e dinossauros. O outro também de lazer e entretenimento, mas com atividades de conscientização ambiental e cuidado com os animais e a mata atlântica”, explicou Paula.O Dreams Eco Park está localizado no Remanso Grande, ao lado do Complexo Dreams Park Show e a menos de cinco minutos do Parque Nacional do Iguaçu. Atende diariamente das 9h às 18h.
Para conhecer as técnicas aplicadas pelo Centro de Falcoaria e o voo das aves, o visitante pode escolher dois horários: às 10h30 e às 16h. Antes, às 10h e às 15h30 tem a apresentação dos cavalos.Mais informações no site: https://dreamsecopark.com.br/ ou https://dreamsparkshow.com.br/