Mauro Picini Sociedade + Saúde 25/01/2023

Pequeno Amor: quando o cuidado ‘entra em obra’ e ajuda a melhorar vidas

Projeto conclui melhorias internas na UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus e deixa o espaço mais acolhedor

O Projeto Pequeno Amor é grandioso em ações, em conquistas, em ajudar os pequeninos que precisam dos cuidados especiais da UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus. Em 2022, com o trabalho, o empenho e a dedicação de todos os envolvidos com o Projeto foi possível realizar um importante sonho: promover as melhorias internas na Unidade. O investimento totalizou R$ 141.621,00.
“Estávamos com intenção de iniciar já em 2020, porém, devido a pandemia, aguardamos um momento mais tranquilo e seguro”, cita a coordenadora do Projeto Pequeno Amor, Franciele Felin. “As melhorias envolveram troca de móveis, piso, cortinas, ar condicionado, comunicação visual, pintura geral, pintura artística, além das melhorias no espaço de trabalho e no ambiente de atendimento aos bebês.
Franciele destaca que essas melhorais vão além do aspecto visual. Conforme a coordenadora, as mudanças refletem também na equipe de trabalho, nos familiares e nos bebês, pois resultaram em um ambiente mais acolhedor, mais tranquilo, que transmite aconchego num momento tão difícil.
“Essa é uma conquista do Projeto, da UTI Neonatal, do Hospital e, não menos importante, de todas as pessoas que sempre acreditaram no nosso propósito e nos ajudaram (comprando nossos produtos, divulgando nossas ações, nos dando apoio quando precisávamos, nas parcerias firmadas), ou seja, todos são responsáveis por essa conquista”, reforça Franciele.
A coordenadora comenta que a conclusão da reforma marca os cinco anos do Projeto. “É uma conquista de todos que passaram pelo projeto neste tempo. Da gestão anterior – com coordenação da Claudia Justos – da atual gestão e de todos os voluntários. Os fornecedores envolvidos nas melhorias tiveram um papel fundamental, entendendo o ‘tempo da UTI’, pois nem sempre conseguíamos fazer seguindo nossa programação, pois a prioridade sempre era o bem-estar dos bebês e da equipe. Todos atuaram de uma forma especial, doando amor ao que estavam fazendo. Contamos também com muitas parcerias que viabilizaram toda esta conquista”.
“Ver a NeoNatal reformada é uma sensação incrível. É emocionante ver a transformação e quase inacreditável saber que foi possível realizar esta obra sem interromper o excelente atendimento aos bebês. Eu como mãe de Neo fico muito feliz com o resultado, saber que os bebês e os pais podem ser recebidos em um ambiente aconchegante e acolhedor com certeza faz a diferença na confiabilidade que o local, equipe e hospital passaram para os pais dos bebês”, relata a empresária, Karla Funk Szimvelski. “Acredito também que a equipe de trabalho se sente muito mais feliz com o novo ambiente de trabalho, acarretando por consequência em um atendimento ainda melhor aos bebês. Parabéns ao projeto Pequeno Amor e a todos os envolvidos pelo excelente trabalho”.

‘UM DIVISOR DE ÁGUAS’
O Projeto Pequeno Amor envolve trabalho voluntário. Ele surgiu no fim do ano de 2017 e tem como objetivo arrecadar fundos e realizar ações em prol da UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus. “É um ‘divisor de águas’. Temos a UTI Neonatal antes do Projeto e depois do Projeto”, comenta o coordenador da UTI Neonatal, doutor João Pedro Pontes Câmara.Com experiência nos cuidados com os pequenos, o doutor João Pedro declara que nos últimos cincos anos viu a UTI Neo mudar muito com as ações do Projeto. “Tivemos o envolvimento dos voluntários no ponto de vista físico, com aquisição de equipamentos e esse envolvimento transmitiu um ar diferente. Isso acontece quando tem pessoas envolvidas. Os equipamentos melhoraram, o ambiente ficou mais bonito, mais alegre e mais feliz. Os atores são os bebês e as ações trouxeram esse conforto e melhorias tecnológicas. Os bebês agradecem e nós mais ainda”. A coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal, Laura Barbieri Cerón Reis também enfatiza as transformações que o Projeto tem promovido. “O Projeto Pequeno Amor tem um lugar muito especial, desde a equipe, a estrutura física, como a reforma. Agradecemos o empenho nessas ações tão lindas em prol dos bebês. Formarmos uma família e o Projeto faz parte dessa história”, afirma Laura.

MAIS AÇÕES
Até o ano de 2021, o projeto conseguiu adquirir para a UTI Neonatal duas incubadoras (sendo uma delas em parceria com a Itaipu Binacional), um CPAP, um Ressuscitador Infantil Babypuff, um Oxímetro, além de diversos materiais de uso diário da Unidade. Todas estas aquisições e conquistas somam aproximadamente R$ 300.000,00. O Projeto não para! As ações continuam firmes e fortes com o propósito de ajudar a UTI Neonatal. No momento, as iniciativas estão voltadas para compra de novos equipamentos e manutenção dos existentes para que possam garantir condições apropriadas para receber os bebês que passam por lá.

O QUE É O PEQUENO AMOR?
O Projeto Pequeno Amor ‘nasceu’ a partir de uma mãe, que teve o filho bebê prematuro internado na UTI Neonatal. Ela decidiu iniciar uma arrecadação de fraldas em prol da UTI. Logo surgiu um pequeno grupo de amigas que, após conhecer a UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus, e saber as necessidades do espaço, decidiu criar o Projeto. O grupo notou que a UTI Neo precisa de mais equipamentos e outros insumos e desde 2017 nunca mais parou de agir. Em cada pequeno gesto é possível acompanhar grandes mudanças, especialmente, quando envolvem contribuir nos cuidados para que a vida de um pequenino seja salva. Atualmente o projeto conta com 35 voluntários ativos. As arrecadações do Projeto acontecem através de ações de vendas de produtos (doces, agendas, lanches, vinhos), eventos (feijoada), doações espontâneas da comunidade e empresas. Além disso, conseguiu firmar parcerias importantes com farmácias para doação de fraldas, lenços, xampus e pomadas (material de uso diário e muito necessário).

UTI EM NÚMEROS
Área de abrangência: 18 municípios pertencentes a 20º Regional de Saúde; Número de Leitos: 11;

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.