Mauro Picini Programe-se 27/01/2023

Gavião com dificuldade visual reaprende a voar no Centro de Falcoaria

Um gavião cauda branca (Geranoaetus Albicaudatus) com dificuldade visual em um dos olhos está reaprendendo a voar no Centro de Falcoaria de Foz do Iguaçu. Ela foi levada para o Centro há seis meses e, desde então, passa por um processo de reabilitação física e psicológica com base nas técnicas da falcoaria. Entre os cuidados está alimentação balanceada, recinto adequado para a espécie e treinos diários de voos. Segundo o falcoeiro Bruno Nogueira, há todo o cuidado inclusive com a alimentação, pois embora ainda está se estudando o motivo da perda visual, uma das possíveis causas da cegueira pode ter sido a ingestão de alimentos contaminados ou natural da própria idade. Outra ave que chegou ao Centro debilitada física e emocionalmente foi um falcão Peregrino da subespécie tundrios. Por ser uma ave com hábitos migratórios acabou se acidentando e resgatado pelo Refúgio Biológico Bela Vista com fratura na asa. No Refúgio recebeu os primeiros cuidados, mas depois também foi levado para o Centro de Falcoaria para a reabilitação física e psicológica.
De acordo com Leandro Mautone, falcoeiro responsável pela instituição, um dos principais pilares do Centro de Falcoaria no seu âmbito institucional é o acolhimento e reabilitação de aves de rapina. “Recebemos aves oriundas do tráfico, mau tratadas e acidentadas. Fazemos o acolhimento e a reabilitação”, explicou.

Apresentação – Essas aves raramente vão participar da apresentação de voo que é realizada diariamente no espaço. “Nós utilizamos as técnicas da falcoaria para a reabilitação, mas só participam do voo para o público aves 100% sadias”, disse Mautone. O mergulho histórico dessa técnica milenar e o voo das aves ocorrem diariamente no Centro da Falcoaria. Pela manhã a partir das 9h e à tarde às 15h. No Centro há também uma mini fazendinha com vários animais, entre eles ovelhas, cabritos, vacas, pequenos porcos, gansos, coelhos, patos, pavões e cavalos.

Gestão – O Centro de Falcoaria foi reaberto dia 20 de dezembro sob gestão do Complexo Dreams Park Show que ampliou sua missão: além de promover entretenimento, atuar na preservação da mata atlântica e reabilitação das aves de rapina.
O centro está localizado no Remanso Grande, na rua Cruz Alta, n° 111, ao lado do Dreams Park Show e atende diariamente iguaçuenses e turistas, das 9h às 18h.

Mais informações no site: https://falcoariafoz.com.br/ ou pelas redes sociais: @centrodefalcoariafoz

Pátio Pomare, um pedacinho da Grécia em Foz

O charmoso espaço gastronômico da fronteira

Micheli Cerutti, empresária iguaçuense à frente do Empório e Pátio Pomare

Micheli Cerutti, iguaçuense, há 20 anos à frente do Empório Pomare, que comercializa especiarias, produtos orgânicos, hortifrúti, cereais, chás, grãos a granel e suplementos. Em 2019 numa viagem com amigas a Grécia, Micheli retornou encantada com o lugar e com a ideia de criar algo que lembrasse o país visitado, “em Paros, uma ilha Grega, eu estava passeando e tive um insight, consegui visualizar esse espaço, porque não criar um espaço com características gregas em Foz?”. Na volta, Micheli que morava na vila Yolanda, viu um terreno na Avenida das Cataratas que chamou sua atenção, e disse, “é aqui mesmo!”
Após muito planejamento, a empresária conseguiu colocar em prática, ou melhor, em obras, uma estrutura que já havia no local, foram criados vários ambientes que nos remetem a Grécia, ou a uma cena de filme que com certeza você já deve ter visto, é uma viagem cultural.
Foi pensado em tudo, fachadas brancas, portas e janelas em azul, em meio a muito verde e mesas com guarda-sóis, a sensação é de estarmos em uma pequena vila charmosa, confortável e muito agradável, principalmente o som relaxante de uma fonte de água no pátio. O Pátio Pomare também tem exposição de arte de artistas locais, e o espaço Meditê para eventos.
O espaço fica ainda melhor com um atendimento surpreendente, e um cardápio com foco na alimentação saudável e equilibrada, “nossa gastronomia está voltada para a cozinha mediterrânea, mas adaptada para o gosto brasileiro”, explica Micheli.
Além do cenário incrível, visitar o Pátio Pomare é ter uma experiência gastronômica, passando pelo Paros Café, com deliciosos doces e salgados; Riso Healthy Food, aquele risoto especial, de carne, de salmão com gengibre, de limão siciliano com queijo coalho, e uma grande variedade de vegetais. Para os apaixonados por pizza, o espaço Grandi Amici Pizzeria, oferece a verdadeira pizza italiana, com produtos provenientes da Itália. E para brindar o momento, tem vinhos, drinks e coquetéis.

Reconhecimento – Prêmio Sebrae Mulher de Negócios – No ano passado o trabalho da empresária foi reconhecido pelo Sebrae na categoria Pequenos Negócios, “foi muito gratificante pra mim e para toda a equipe, porque são eles que fazem minha história dar certo, são pessoas fortes ao meu lado que faz acontecer, começamos quando poucas pessoas tinham o hábito de procurar uma alimentação saudável, foram várias fases”, finalizou Micheli Cerutti.
O Pátio Pomare está localizado Av. das Cataratas 544 – Vila Yolanda, mais informações pelo telefone: (45) 3029-8098. Acesse as redes sociais: patiopomare.com.br / Instagram: @patiopomare
(Assessoria de Comunicação Sindhotéis).


Tania, Erica, Cecilia e Henrique no Restaurante Filezão
...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.