Mauro Picini Programe-se 10/03/2023
O Complexo Dreams Park Show, em Foz do Iguaçu, presenteará parceiro
A entrega do prêmio “Ranking dos Parceiros” será na primeira semana de abril
Podem participar do desafio guias, motoristas de apps, taxistas e profissionais autônomos do turismo, assim como coordenadores de grupos rodoviários de todo Brasil e até dos países vizinhos que estejam cadastrados como parceiros.O objetivo é reconhecer o parceiro que mais que contribuiu para o crescimento do parque no último semestre. De setembro a fevereiro foram mais de meio milhão de visitas. O guia de turismo iguaçuense Nilton Poncio é um dos mais bem colocados na disputa. “Estou confiante. Rumo ao 1º lugar. Estou comemorando cada passaporte vendido”, disse. O passaporte inclui a venda de cinco ou seis passeios: Museu de Cera, Maravilhas do Mundo, Vale dos Dinossauros, Bar de Gelo, Motor Show e Centro de Falcoaria.
Retribuição – De acordo com Paula Haito, gerente comercial do Parque, esses profissionais têm tido um papel muito importante na consolidação do Dreams Park Show como um dos principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. E, por sua vez, o parque tem contribuído para ampliar a permanência dos turistas na cidade. Em 2017 o Dreams Park Show recebeu 472 mil visitas. Em 2022 820 mil visitas, mesmo num período pós-pandemia. Um crescimento de 175%. “Quando cheguei em Foz há 16 anos só tinha Itaipu e Cataratas, hoje tem muitas atrações. Fico muito feliz”, disse Israa Tanani durante um passeio no Centro de Falcoaria.
O desafio – O Ranking dos Parceiros é desenvolvido há vários anos pelo Complexo. Já presenteou com televisões, motos entre outros prêmios.
Atrativos – O Complexo Dreams Park Show conta hoje com cinco atrações: Museu de Cera, Maravilhas do Mundo, Vale dos Dinossauros, Bar de Gelo e Dreams Motor Show. Além do recém-inaugurado Centro de Falcoaria que conta com apresentações de aves de rapina, passeios de cavalo e uma mini fazendinha.
Vertedouro aberto atrai mais de 65 mil turistas para Itaipu
Só no atrativo Itaipu Panorâmica, que passa pelo Mirante do Vertedouro, acréscimo foi de 39% em relação a janeiro de 2022
A Itaipu recebeu no mês janeiro 65.925 turistas, visitação superior à de janeiro de 2022. Só no passeio Itaipu Panorâmica, o carro-chefe dos atrativos turísticos da binacional, o aumento foi de 39% em relação ao mesmo período do ano passado. O motivo: a abertura das comportas do vertedouro que, desde o dia 14 de janeiro, vem encantando os turistas. Na no último dia 1º, as comportas vertiam 2.442 m³ de água por segundo. A previsão é que o vertedouro fique aberto por mais dez dias.
A maior visitação foi justamente a do dia 14, quando o Complexo Turístico Itaipu chegou a fazer um esquema especial de ônibus, levando os turistas diretamente do Centro de Recepção de Visitantes até o Mirante do Vertedouro. Naquele sábado, passaram por Itaipu 3.438 visitantes. A segunda maior visitação diária foi no sábado posterior, no dia 21, com 3.198 turistas.
Entre os atrativos, a visita Itaipu Panorâmica continua sendo a grande escolha dos turistas. O tour que passa pelo Mirante do Vertedouro recebeu 52.434 turistas no primeiro mês do ano. Itaipu Especial, que inclui uma visita ao interior da usina, teve 7.205 turistas, seguido por Refúgio Biológico, com 4.089 e Itaipu Iluminada, com 2.197. A grande maioria dos turistas é de brasileiros, com mais de 62 mil visitantes. Entre eles, os moradores dos municípios lindeiros, ou seja, da região do reservatório da Itaipu, que somaram 9.754 visitantes, um aumento em 209% em relação a janeiro passado. Por estados, os paranaenses correspondem a mais de 26 mil visitantes, seguidos por paulistas, catarinenses, gaúchos, mineiros, entre outros. Também passaram por Itaipu 502 turistas argentinos, 393 paraguaios, 296 chilenos, 256 alemães, além de norte-americanos, israelenses, colombianos, peruanos, bolivianos, franceses entre outros, num total de 65 países estrangeiros. Fotos: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional