Mauro Picini, Programe-se 07-09/04/2023

Pensando em uma receita fora do tradicional da Páscoa? Invista no Camarão Internacional do Divino Fogão

CAMARÃO INTERNACIONAL
Ingredientes
1 kg de camarão médio limpo descongelado
30 ml de azeite
2 dentes de alho
1 cebola grande
Sal a gosto
1 grama de páprica doce
200 ml de creme de leite
1 kg de queijo catupiry
150 gramas de queijo parmesão ralado
Salsinha picada
400 gramas de queijo muçarela
200 gramas de ervilhas frescas
1 kg de arroz cozido
200 gramas de presunto cozido
150 gramas de batata palha

Modo de preparo:
Para o preparo, tempere o camarão com sal e pimenta. Depois de temperado, na frigideira coloque o azeite e refogue o camarão, acrescente o alho, a cebola, os pimentões, a páprica. Depois de refogado, incluía o creme de leite e catupiry e espere engrossar até fazer um creme. Em seguida, acrescente a salsinha, presunto e a ervilha e o coloque o arroz já cozido, mexa para ficar cremoso. Coloque em uma travessa, cubra com muçarela e leve para gratinar a 200ºC por cerca de 15 minutos, até formar uma casca dourada. Na hora de servir, finalize com batata palha em volta da travessa.
Rendimento: 6 pessoas

Fonte: Divino Fogão.

Purple Day: data reforça combate aos mitos e preconceitos sobre a epilepsia

No mês que marca o Dia Mundial da Conscientização sobre a Epilepsia, que foi comemorado no último dia 26, especialista esclarece dúvidas sobre doença que atinge 50 milhões de pessoas em todo o mundo

No último dia 26, comemorou-se o Purple Day, que tem como objetivo esclarecer as pessoas e combater os mitos a respeito da epilepsia

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo têm epilepsia, doença que causa uma alteração temporária e reversível no funcionamento cerebral. No Brasil, são pelo menos três milhões de pessoas que sofrem com este problema. O mês de março é dedicado para esclarecer e combater os preconceitos em relação à epilepsia. No último dia 26, foi comemorado o Purple Day, data que marca o Dia Mundial da Conscientização sobre a Epilepsia.
Cercada de muitos estigmas e mitos, a epilepsia é ocasionada quando existe um desequilíbrio na produção e transmissão de sinais elétricos das células dos neurônios. Quando isso acontece de forma recorrente em uma pessoa em pelo menos dois dias diferentes, trata-se de uma crise epiléptica de origem cerebral. “Estas crises podem ser ocasionadas através de desmaios, sobrecarga emocional ou enxaqueca forte. Ela afeta o sistema nervoso central, mas tem cura se for diagnosticada precocemente”, explica o neuropediatra Jaime Lin, convidado pela Prati-Donaduzzi para falar sobre o Purple Day.
Segundo o especialista, a doença, que atinge desde o período neonatal até os idosos e pode acontecer em qualquer período da vida, podendo ser controlada. “Com os avanços da ciência, os neurologistas já conseguem saber para qual tipo de epilepsia cada medicamento responde melhor. Atualmente, com tratamento adequado e acompanhamento regular, uma pessoa pode ter vida normal”, afirmou o Dr. Lin.
Como agir em uma crise?
Muitas pessoas encaram a epilepsia como algo assustador e não sabem como agir diante de uma pessoa em crise, cometendo às vezes erros que podem mais prejudicar do que ajudar. “Alguns tentam segurar a pessoa ou mesmo impedir seus movimentos. Outros introduzem objetos na boca, tentando puxar a língua da pessoa. Há quem dê tapas ou jogue água no rosto dos pacientes em crise. Estas atitudes não devem ser executadas de forma alguma”, orienta o neuropediatra.
O fundamental nestas situações, segundo o especialista convidado pela Prati-Donaduzzi, é manter a calma.
“É preciso tranquilizar quem esteja ao redor e tentar evitar que a pessoa em crise caia bruscamente no chão. Posicione a pessoa deitada, em um local confortável, com a cabeça voltada para o lado, para que ela não se engasgue com a própria saliva. Retire objetos próximos que possam machucá-la, afrouxe suas roupas se necessário e fique ao lado desta pessoa até que ela recupere a consciência. Se a crise convulsiva durar mais do que cinco minutos e não houver melhora, procure ajuda médica”, aconselha o médico Jaime Lin.
Ao longo do mês de março, a Prati-Donaduzzi, empresa que é referência na produção de medicamentos no Brasil, tem divulgado conteúdos em suas redes sociais para esclarecer as principais dúvidas sobre epilepsia, formas de tratamento, mitos e verdades e como ajudar as pessoas em momentos de crises epilépticas.

Ômega 3 é uma gordura saudável e essencial para o bom funcionamento do organismo

Saiba mais sobre o nutriente que traz diversos benefícios

Você já deve ter ouvido falar que prato colorido é sinal de saúde, mas, não apenas isso! Uma vida mais saudável envolve também a complementação nutricional, que pode ser feita pela ingestão de alguns suplementos. Como é o caso do ômega 3, um tipo de gordura saudável capaz de regular o colesterol, com ação anti-inflamatória, além de melhorar a aparência da pele. A Prati-Donaduzzi, referência na produção de medicamentos no Brasil, convidou a nutricionista Cleide Teresinha Kerber para esclarecer as principais dúvidas.
“O ômega 3 é um composto de gorduras que desempenham importantes funções na estrutura das membranas celulares e nos processos metabólicos, além de serem necessários para manter as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos. Visto que nosso organismo nem sempre está em condições adequadas para sintetizá-los, devem ser ingeridas por meio da dieta e em suplementos alimentares”, explica a especialista.
Ainda de acordo com a nutricionista, o ômega 3 é um ácido graxo essencial para o funcionamento do corpo. “Este nutriente melhora a atividade das células do cérebro, levando a um aumento de substâncias como serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis pelas emoções, pelo humor e bem-estar. Além disso, ele auxilia na proteção de doenças cardiovasculares, e na prevenção de doenças autoimunes, bem como no controle glicêmico”, orientou.

Suplementação do ômega 3 – A ingestão de ômega 3, bem como qualquer outro suplemento alimentar, deve ser orientado e acompanhado por um médico ou nutricionista. Já para as crianças, o ômega 3 auxilia no desenvolvimento intelectual e na concentração, promove a melhora no funcionamento do cérebro em idade escolar e no transtorno de déficit de atenção e reduz a fadiga muscular. O ácido araquidônico (AA) e o ácido docosaexaenoico (DHA), são essenciais para o crescimento cerebral e desenvolvimento cognitivo, sendo que também se acumulam rapidamente no cérebro e na retina durante os estágios posteriores da gestação e no início da vida pós-natal.
“Durante a gestação, os nutrientes AA e DHA são transportados através da placenta para o sangue venoso fetal, portanto, a nutrição na gestação tem uma influência significativa no desenvolvimento do bebê. Desse modo, os principais efeitos de níveis mais elevados de ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 durante a gravidez estão associados ao desenvolvimento de tecidos cerebrais e nervosos durante o período de acreção intrauterina”, ressalta a nutricionista.

Quando é necessário a suplementação? – O ômega 3 não é produzido pelo nosso organismo, por isso é necessário que seja feita a suplementação dessa substância por fontes naturais, como o consumo de peixes, algas, sementes e oleaginosas ou suplementos. A ausência dessa substância pode causar irritação na pele, dor e rigidez nas articulações, dor nos olhos, agravo no quadro de depressão e mudança na saúde do cabelo e etc.
A Prati-Donaduzzi tem disponível no seu portfólio o ômega 3, que integra a família de produtos Vigora. O suplemento não contém glúten, possui 1000 mg de óleo de peixe em cápsula, podendo ser ingeridos duas cápsulas de óleo de peixe duas vezes ao dia, de preferência antes das refeições ou conforme orientação médica. O consumo desse nutriente auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI – A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.


Maria Luiza no Restaurante Filezão
...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.