Mauro Picini, Moda & Estilo 11/04/2023

Iguazú Convention Bureau realiza workshop para aprimoramento institucional e de liderança

O objetivo é renovar as estratégias aplicadas pelos atores da cadeia produtiva do turismo e do setor de eventos

Patricia Duran, presidente do Iguazú Convention Bureau e AOCA

Puerto Iguazú, na Argentina, realizou na sexta-feira, dia 31 de março, o 1º Workshop de Fortalecimento Institucional e Liderança de Embaixadores e contou com a participação de mais de 60 convidados. O evento aconteceu no Loi Suites Iguazú Hotel e a jornada foi organizada pelo Iguazú Convention Bureau/ICB. O evento foi coordenado pelo Posadas Bureau Congressos e Convenções e teve como principal palestrante, o uruguaio Santiago González, que é diretor de Operações do Mice Consulting.
O encontro que reuniu os principais atores da cadeia produtiva do setor e clientes da indústria de eventos, teve como foco, o fortalecimento de vínculos entre lideranças de associações e o setor privado. Também pontuou a consolidação de alianças estratégicas entre o ambiente público e o privado, além da profissionalização do setor para a captação de eventos para o Destino Misiones/AR.
O segmento MICE (do inglês Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions), oferece oportunidades reais de negócios às empresas e destinos de toda a América Latina. Desta forma possibilita a chegada de visitantes diferenciados com uma média de gasto 3 a 4 vezes maior que o visitante tradicional. “Estamos convencidos de que a profissionalização e a sustentabilidade são as fortalezas para quem vive em uma região rodeada de natureza. Estas são as chaves para dar visibilidade para que o mundo possa nos ver como opção para sediar eventos”, afirmou a empresária Patrícia Duran Vaca, presidente do Iguazú Convention Bureau e do AOCA – Associação de Organizadores e promotores de Eventos da Argentina (https://aoca.org.ar/#!/-inicio/).
Nesta capacitação, que foi parte das comemorações Dia Mundial da Indústria de Reuniões, participaram representantes de diferentes associações científicas, acadêmicas, empresariais, entidades públicas, empresas organizadoras de eventos, agências de viagens, hotéis de luxo, associados do Iguazú Convention Bureau, Posadas Bureau e o Visit Iguassu, de Foz do Iguaçu. A meta do setor, é intercambiar informações do interesse do fomento à organização de eventos na região.
Plantio de árvores para compensação de CO2 – O Workshop de Fortalecimento Institucional e Liderança de Embaixadores, realizado em Puerto Iguazú, no lado argentino da fronteira com Foz do Iguaçu, vai plantar 20 árvores nativas da Mata Atlântica, conhecida como Selva Misionera. O objetivo é compensar as pegadas de carbono produzidas pelo evento que reuniu pelo menos 60 pessoas.
O compromisso foi assumido pelo Loi Suites Hotel, que foi sede do encontro, e pelo Iguazú Convention Bureau, organizador do evento.
Os cálculos para o evento foram feitos por empresa especializada e de acordo com o método da organização The Carbon Sink. Segundo o levantamento, o evento produziu quatro toneladas de carbono (CO2).
Os cálculos, 6% da emissão foi gerada pela organização do encontro; 2% do total foram classificadas como emissões do evento e por último, 92% foram emissões dos participantes.
O total de emissões equivale a uma viagem de 11.600 quilômetros em um veículo de porte médio ou a três voos de ida e volta entre São Paulo e Buenos Aires. Foi deste cálculo que saiu o compromisso de plantar as 20 árvores nativas.

Cerca de 60 pessoas dos setores de turismo e eventos participaram do workshop

O Boticário aposta na Inteligência Artificial para comunicar nova campanha

O Boticário traz Malbec X de volta e usa a tecnologia de IA Generativa em ações que vão falar de sensualidade, conquista e confiança com diferentes públicos

Um dos maiores sucessos de público da perfumaria do Boticário, Malbec X está de volta. Na campanha, a marca conta aos consumidores mais detalhes do Fator X (ingrediente exclusivo, que aumenta o poder da atração) dessa fragrância, que é a mais sensual da linha Malbec, e aumenta a temperatura com o casal Paolla Oliveira e Diogo Nogueira em cenas picantes. Além disso, a novidade desperta o desejo com conteúdos direcionados para seu público no TikTok e Twitter, além de abusar de inovações com inteligência artificial generativa e uma ação inédita para os usuários do Twitter. O relançamento, que chegou com tudo, traz o conceito de que “a chama não apagou” com um dos casais mais carismáticos do Brasil: Paolla Oliveira e Diogo Nogueira, conhecidos por sua super-química – elemento explorado em Malbec X. Eles protagonizam um roteiro assinado pela AlmapBBDO em um curta onde o cantor aparece se arrumando e usando a fragrância. No momento em que Diogo borrifa a fragrância, uma chama se acende. Por fim, as celebridades esquentam o clima até tirarem as roupas um do outro enquanto o pavio segue aceso até atingir o clímax. Assista aqui. Entendendo formas de oferecer conteúdo para os diferentes grupos de consumidores, o Boticário aplicou o formato mais comentado do momento: a Inteligência Artificial Generativa, que sugere respostas e informações com dedução a partir de interações com os usuários. “Nós queremos conversar com os nossos consumidores de forma cada vez mais próxima, garantindo que aquele conteúdo é relevante para ele. Foi assim que entendemos que Malbec X conversava com cinco clusters muito interessantes: tímidos, envergonhados, ativos, exploradores e fetichistas. A partir desse aprofundamento, aplicamos essa tecnologia, que permitiu que outras opções de mensagens fossem desdobradas em mais de 250 possibilidades – garantindo uma comunicação mais bem direcionada para diferentes audiências”, explica Marcela de Masi, Diretora de Branding e Comunicação do Boticário. “Isso porque, em 2022, quando lançamos o item pela primeira vez, observamos que peças ativadas em grupos direcionados tinham um engajamento superior em até duas vezes”, complementa a executiva. O projeto, que incluiu um pré-trabalho de “educação” da ferramenta sobre o que é o produto, usando exemplos de frases para a plataforma se inspirar nos guidelines da marca, foi realizado em parceria com os times de mídia, planejamento e criação da AlmapBBDO.
Para os adeptos das redes sociais, o Boticário segue na conversa com conteúdos exclusivos e relevantes: no TikTok, criadores provocam suas audiências sobre o que é o Fator X, que desperta o desejo e esquenta o clima a dois, enquanto no Instagram, a marca reativou a ferramenta Close Friends, onde fornece conteúdos exclusivos sobre o produto. A campanha, que conta com a participação da W3haus, também estreia o formato hashfetti no Twitter e, no dia 20 de março, todos os usuários que clicarem na hashtag #AChamaNaoApagou receberão uma reação da plataforma com o emoji de chamas, aquecendo a temperatura na plataforma.
A estratégia de divulgação foi construída com o objetivo de gerar conversa de qualidade com o público-alvo e despertar desejo pelo item. Ao longo das próximas semanas, o Boticário vai revelar celebridades em cliques inéditos, sob as lentes do fotógrafo Wendy Andrade para a GQ, com o “filtro do Fator X”, mostrando que o jogo da sedução é sobre confiança.

Sobre O Boticário – O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realiza testes em animais.

Fontes:
*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.   
**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

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