Uma imagem…
Após dois anos sem poder realizar as festividades de julho – devido às restrições da pandemia – a Escola Municipal Antônio Scain, em Toledo, promove mais uma edição do Arraiá Escolar. Mas a realização da festa não é o que mais chama a atenção, até porque várias outras escolas retomaram o ‘festerê’ este ano. A atração está na forma do convite, idealizado através de um vídeo no qual os alunos no Atendimento Educacional Especializado – Surdez – utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) de maneira criativa para atrair o público.
O vídeo foi pensado e planejado pela professora de Apoio Bilíngue, Elisiane de Oliveira Cezário, com colaboração da professora, Jaqueline Aparecida de Souza; ambas trabalham com a Atendimento Educacional Especializado da escola, um diferencial em meio à mesmice que tomou conta da educação brasileira de uns tempos para cá.
A questão da inclusão é um assunto que vem tomando conta do noticiário nacional há muito tempo. Porém, ao invés de ações práticas, como essa desenvolvida pela equipe da Escola Municipal Antônio Scain, o que mais se tem visto é justamente apenas isso: discursos! E ainda por cima carregados de ideologias baratas e forçadas.
O vídeo é uma prova de como se trabalhar a questão da inclusão de uma forma inteligente, descontraída, natural. Além disso, demonstra aos alunos como e onde utilizar na prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula. Sem estereótipos, sem fanfarronices típicas quando se trata de inclusão social, a qual precisa ser melhor trabalhada nas escolas brasileiras como vem acontecendo em Toledo. E não apenas na Antônio Scain!
Se uma imagem vale mais do que mil palavras, o vídeo encaminhado como sendo o convite para a festa vale por milhões, bilhões de palavras ditas de maneira direta e indireta por mãos e sorrisos naturais, dados por quem demonstra ser possível incluir sem ofender, dividir sem excluir. Essas crianças deram um exemplo a ser seguido e são a prova de que ainda é possível acreditar num ensino menos carregado de ideologias e mais voltado apenas no ensinar com o objetivo de aprender.