Um futuro com cor!

Diante de um momento de tranquilidade e um retorno à normalidade nesta ‘pós-pandemia’, as transformações que surgiram como consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tendem a continuar presentes no comércio brasileiro, estadual e municipal.

Na pandemia, a sociedade acompanhou a evolução do e-commerce, dos condicionais, das imagens pelos WhatsApp, enfim. Neste período, também avançou os novos meios de pagamentos digitais, a mudança nos hábitos e consumo pelo delivery. É possível notar que o futuro do comércio é híbrido (online e off-line), tecnológico e ao mesmo tempo humano. A integração entre os mundos físico e digital envolve desafios e essa jornada já começou. Uma nova jornada também se inicia com a flexibilização das normas sanitárias e, principalmente, com a ‘queda’ da máscara.

Ao longo da pandemia, a rotina de cuidados pessoais e os hábitos de maquiagem mudaram. Em especial, os batons foram alvo das principais mudanças. As máscaras tiraram um pouco do brilho desse item que passou a ser menos procurado no mercado. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em 2020, a categoria de maquiagem como um todo teve uma queda de 18% nas vendas, mas os batons acusaram um decréscimo maior, de 29%. Naquela época, os especialistas da Associação avaliaram os números como um reflexo das mudanças de comportamento em um cenário de pandemia.

As vendas até aconteceram de maneira on-line, porém muitos produtos foram ‘perdidos’, já que diversos lotes passaram do período de validade. Neste momento, com a ‘queda’ das máscaras, esse setor tem alavancado; uma realidade de Toledo e da região.

Durante o uso de máscara, as cores e as texturas ficavam escondidas. Hoje, elas voltaram a ‘desfilar’ pelas ruas. Uma consultora de uma linha de cosméticos, de Toledo, explica que as vendas estão aquecidas. Diversas mulheres passaram a encaminhar mensagens em busca de novos batons. Se em 2020, as vendas caíram drasticamente no município, atualmente, o setor vive um presente mais bonito. Quem sabe um futuro também com mais cores, texturas e brilhos. No entanto, é preciso alertar a população que a pandemia deu uma trégua para ela ainda não acabou. Vivemos um cenário tranquilo, mas é recomendável que alguns cuidados, como manter a higienização das mãos, os ambientes ventilados, usar álcool em gel e, se for possível e até mesmo preciso, usar a máscara. A máscara é bem necessário para muitas profissões e um item de segurança.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.