Sim, ainda existem jornalistas!

Nesta quinta-feira (7) comemora-se o Dia do Jornalista, uma profissão que, sim, ainda existe. Apesar das perseguições, apesar as acusações infundadas, apesar da falta de coesão dentro da própria categoria, apesar do momento terrível pelo qual passam a maioria dos veículos de comunicação, sim, ainda existem jornalistas! Apesar de decisões arbitrárias que desmoralizam uma categoria tão importante, apesar da desmotivação geral, sim, ainda existem jornalistas!

Ainda existem e sempre existirão porque a nobre missão de levar a informação à sociedade, que é o combustível para essa verdadeira paixão diária, jamais deixará de existir. Apesar de todos os problemas, com jornalistas sendo perseguidos, ameaçados e até mortos, ainda assim persiste o desejo de levar a informação a quem dela precisa. A arte de comunicar os mais variados assuntos seguirá sendo exercida porque o mundo precisa de um pouco de luz e o jornalismo sério, digno, eficaz auxilia neste processo.

Jornalistas são, acima de tudo, contadores de histórias. Boas e ruins! São na prática historiadores pontuais de fatos corriqueiros ou devastadores, minimamente simples e loucamente complicados. Jornalistas são testemunhas daquilo que acontece – hoje em tempo real – em todos os cantos do planeta onde exista alguém disposto a celebrar a vida, ah, sim, porque acima de tudo ser jornalista é viver a vida em toda sua intensidade.

Sim, ainda existem jornalistas, embora hoje qualquer pessoa pense ser um. Os avanços tecnológicos provocaram uma espécie de ‘jornalitismo’, onde um celular e uma boa rede de conexão com a internet se transforma em ‘lives’ cheias de exageros e erros, até porque ser jornalista não é simplesmente ter um rostinho bonito ou saber dizer algumas palavras fáceis.

Para exercer essa profissão é preciso coragem, respeito e ética com a informação colhida, até porque o processamento daquilo que é colhido é o elo fundamental que une a profissão à necessidade de levar às pessoas uma boa notícia. Parabéns a todos os – bons e verdadeiros – jornalistas deste país.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.