Ser ou não ser…

Quem nunca brincou com a frase famosa de Willian Shakespeare, talvez a mais emblemática do mundo teatral, ao menos para quem não tem o menor contato com a arte milenar da encenação. Neste domingo se comemora o Dia Nacional do Teatro e, embora o setor seja tratado com pouco – ou quase nenhum – interesse em terras tupiniquins, ainda assim há muita peça boa sendo produzida, isso sem mencionar nos grandes atores e atrizes espalhados pelos palcos. Anônimos ou famosos atrás do aplauso verdadeiro, cru, natural. Atrás do contato mais próximo com a plateia e suas reações.

O teatro talvez seja a expressão cultural mais natural que possa existir, afinal, depende apenas do ator. Nem sempre de um texto, pois são as expressões corporais a forma mais impactante de passar a mensagem sobre aquilo que se encena.

Encenação, interpretação, atuação, desempenho, performance, exibição, execução, representação, dramatização, montagem. Sinônimos fáceis de serem traduzidos quando o assunto é o Teatro. E Toledo, neste universo cultural, luta para se impor. Construiu um belíssimo teatro, criou seu festival de uma forma muito caseira e tem algumas pequenas companhias que lutam para sobreviver. Mas sobrevivem lutam, encenam, atuam, produzem, montam, dramatizam seus próprios dramas. Respiram!

Ser ou não ser, eis realmente a questão. Ser ator de teatro ou sucumbir ao doce canto da sereia chamada televisão e suas telenovelas, importantes sem dúvida, porém não exclusivas ou necessárias para que a arte do teatro sobreviva. Eis realmente a questão de viver uma vida cheia de altos e baixos, muitas vezes pagando para se apresentar. Eis realmente a questão diante de uma arte tão importante e tão desprezada num país onde a cultura é tão rica, tão variada.

Quem nunca brincou de ser ator e sonhou…voou nas asas que a imaginação ajuda a fazer fluir em peças infantis que, com o passar do tempo, esvaziam-se pelos interesses comerciais de uma arte cada vez menos apreciada, até mesmo pela própria desvalorização imposta diante de ideologias que tentam dominar cenários onde antes havia apenas…a arte…o teatro!

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.