Salvar o meio ambiente

O Dia Nacional de Educação Ambiental é na data de 3 de junho. O Dia da Ecologia e o Dia o Mundial do Meio Ambiente é em 5 de junho. Todas estas datas remetem a conscientização, a importância do papel do homem na preservação da natureza e no equilíbrio do ecossistema. São datas que integram uma plataforma global de sensibilização pública em relação ao tema.

Neste ano, o tema da Semana Mundial do Meio Ambiente envolve soluções para a poluição plástica. A ideia é potencializar a conscientização no combate à poluição gerada pelos plásticos. Dados da ONU apontam que 400 milhões de toneladas de plásticos são geradas por ano, aproximadamente 50% desse total é produzido para ser utilizado apenas uma vez e menos de 10% segue para o processo de reciclagem. A estimativa é que entre 19 a 23 milhões de toneladas tenham como destino o meio ambiente, ou seja, acabam poluindo as águas.

Não basta jogar o lixo, tem que ser no lixo certo, tem que ser no reciclável. Quando o plástico vai para o aterro sanitário ele também causa danos, afinal, a decomposição é um dos mais agravantes problemas dos resíduos plásticos. Vale lembrar que a maioria desses materiais demora mais de 100 anos para se decompor.

Buscar soluções para combater a poluição plástica é algo que precisa acontecer. Ano após ano, o problema aumenta e se agrava quando é feito. As nações, as empresas, cada cidadão precisa aprender a usar o plástico de maneira mais sustentável. As iniciativas sustentáveis continuam em ascensão. Aqueles que buscam equalizar os sistemas ganham mais credibilidade e isso é precisa continuar na moda.

A sustentabilidade não pode deixar de ser tendência, de estar no foco. É com os conceitos e as práticas da sustentabilidade que integram o eixo para que todos os pilares estejam seguros. O mundo passa por ‘fenômenos naturais’ que podem ser revertidos em catástrofes. Quem paga a conta é a natureza e diretamente quem vive nela, muito mais que a fauna e a flora, a raça humana.

As mudanças de comportamento começam de maneira singela: sem jogar o plástico da bala na rua, ou a garrafinha pet de água pela janela do carro. Separa o reciclável é fundamental. O progresso envolve não viver a escassez de água, a extração desenfreada de recursos naturais, a geração descontrolada de resíduos sólidos e a destruição do meio ambiente. A responsabilidade é de todos.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.