Pequeno Amor: um projeto grandioso
A permanência no leito da UTI Neonatal é imprevisível Diante de um nascimento prematuro. O atendimento especializado prestado com amor e dedicação pode fazer a diferença na vida do bebê e de seus familiares. A 20ª Regional de Saúde conta com os atendimentos da UTI Neonatal da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) – entidade mantenedora do Hospital Bom Jesus.
Uma UTI Neonatal bem equipada permite que o recém-nascido tenha mais chance de sobrevivência. Além disso, reduz as possíveis sequelas e isso gera impacto na rotina de cada família que têm o pequeno internado.
Só quem passa por isso sabe a importância em poder contar com um ambiente devidamente equipado, com um espaço acolhedor, com uma estrutura que faça com que os familiares sintam mais esperança, que a equipe tenha boas condições de trabalho, que os bebês mais força para lutar.
Entre as diversas pessoas e iniciativas que ajudam a UTI Neonatal, uma ação que contribui faz mais de cinco anos é o Projeto Pequeno Amor. Desde 2017, um grupo de voluntários não mede esforços para fazer com que a Unidade esteja cada vez melhor.
A última benfeitoria do Projeto foram as obras de melhorias internas. O trabalho foi viabilizado pelo Projeto Pequeno Amor e iniciou ainda em 2022. Toda a ação foi realizada sem interferir nos atendimentos dos pequenos. O investimento totalizou R$ 141.621,00.
As melhorias envolveram troca de móveis, piso, cortinas, ar condicionado, comunicação visual, pintura geral, pintura artística, além das melhorias no espaço de trabalho e no ambiente de atendimento aos bebês. O empenho permitiu que a estrutura ficasse mais acolhedora para os familiares, a equipe de trabalho e cada prematuro internado.
Até o ano de 2021, o projeto conseguiu adquirir para a UTI Neonatal duas incubadoras (sendo uma delas em parceria com a Itaipu Binacional), um CPAP, um Ressuscitador Infantil Babypuff, um oxímetro, além de diversos materiais de uso diário da Unidade. Todas estas aquisições e conquistas somam aproximadamente R$ 300 mil.
Para 2023, as ações continuam firmes e fortes com o propósito de ajudar a UTI Neonatal. No momento, as iniciativas estão voltadas para compra de novos equipamentos e manutenção dos existentes para que possam garantir condições apropriadas para receber os bebês que precisam os cuidados especiais que a Unidade pode oferecer.
Na constante batalha para manter a saúde os bebês prematuros aprendem a lutar. Afinal, eles são pequenos, mas imensamente grandes; prematuros, mas cheios de vida; vulneráveis, mas guerreiros; cada um tem sua história, mas todos lutam pelo mesmo objetivo: viver.