Papel na sociedade

Esta semana ‘Tia Ruti’, moradora de Ouro Verde do Oeste, recebeu alta após passar um mês e meio internada na UTI do Hospital Bom Jesus em decorrência da Covid-19. À época, quando o JORNAL DO OESTE contou sua história dentro do contexto daquele momento, houve várias reações: boas e ruins. Dentro de seu papel na sociedade, este veículo de comunicação buscou trazer à tona a realidade daquele momento. Dentro de seu papel social foi atrás de informações relevantes e revelou o drama vivido à época pela família, a mesma que esta semana esperava ansiosa na porta do hospital pela volta para casa de uma guerreira.

As ofensas recebidas – algumas ultrapassando o limite do bom senso, ainda mais partindo de onde partiram – apenas reforçam a importância do papel de uma imprensa séria e comprometida com aqueles que a cercam. As ofensas servem apenas de combustível para fortalecer ainda mais este papel de, entre aspas claro, ser a voz da sociedade que nem sempre é devidamente atendida ou ouvida em suas mais profundas necessidades.

E o papel da imprensa na sociedade é contar a história das pessoas. Histórias boas e ruins, com finais trágicos ou felizes, como foi essa história de ‘Tia Ruti’, hoje se recuperando ao lado de quem mais ama, isso porque o “lixo”, o “jornaleco”, entre tantos outros adjetivos, teve primeiro a sensibilidade em ouvir os parentes desta senhora. Depois a paciência de compreender o drama vivido pela família e ir atrás de fatos, de números, dados que ajudassem a construir um quadro daquele momento, importante ressaltar, até porque à imprensa cabe justamente o papel de escrever a história do momento, eternizada para sempre nas páginas de jornal que, sim, também servem para celebrar a vida. Por fim a coragem de publicar algo que muitos sequer ousam se aproximar com medo de represálias ou xingamentos.

Naquele momento o JORNAL DO OESTE chocou a sociedade ao revelar uma realidade dura, cruel, mortal. Mas também chacoalhou esta mesma sociedade que passou a se cuidar mais, que passou a se vacinar e hoje pode comemorar o retorno para casa não apenas de ‘Tia Ruti’, mas de tantas outras pessoas. E, mesmo que apenas esta senhora tivesse sido salva, já teria valido a pena todo o esforço, afinal, a imprensa precisa cumprir seu papel na sociedade e há décadas o JORNAL DO OESTE vem exercendo este papel. E assim seguirá!

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.