Os impostos e os preços

O Procon de Toledo trouxe dados sobre os valores dos combustíveis (gasolina e diesel) praticados no município. Dos 37 postos que comercializam os combustíveis em Toledo, 19 já reduziram os preços praticados diretamente na bomba. Redução é considerada superior a projeção. Já o Conselho do Jovem Empreendedor realiza uma nova edição do Feirão do Imposto, com o objetivo de mostrar à sociedade o impacto negativo do altíssimo índice que os impostos – em todos seus níveis – causa ao cidadão.

Os dois assuntos estão relacionados porque quando os impostos sobem, os preços automaticamente disparam de imediato, entretanto, quando descem, d-e-m-o-r-aaaaaaaaaa para reduzir o preço final ao consumidor, numa escala desproporcional ao bolso de quem consome. E todos os anos é a mesma história dessa gangorra desleal chamada Brasil, onde quem perde sempre é quem está do lado de cá da trincheira.

Questionar porquê de impostos tão altos é desnecessário, afinal, basta uma análise superficial sobre o tamanho do paquidérmico Estado brasileiro – em todos seus níveis – para descobrir um dos motivos. E há tantos outros que emperram o desenvolvimento pleno de um país rico no varejo, mas paupérrimo no atacado. Ou vice-versa. Tanto faz. O que importa mesmo é começar a despertar nas pessoas a necessidade de pelo menos exigir serviços de maior qualidade, obras dentro do preço e prazo estabelecidos, profissionais mais capacitados, entre outras mazelas tão típicas do público no Brasil.

E a pressão passa pela consciência em saber o que está sendo cobrado, discutido, acordado em todos os níveis das administrações. A pressão passa pela escolha de representantes políticos mais alinhados com o sentimento e a necessidade do cidadão e não apenas com projetos pessoais demagógicos ou ideológicos que tanto atraso já trouxeram e continuam trazendo. A pressão passa por ter mais segurança jurídica, algo insustentável no atual momento pelo qual atravessa o Brasil.

Os impostos e os preços não precisam serem reduzidos. Precisam ser justos! E é somente através da informação correta e isenta que será possível atingir esse grau de maturidade e de cidadania.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.