Não ao desperdício
Sempre que acontece o desperdício – seja do alimento que foi mal manipulado, ou da sobra que já não serve para consumo humano – não deixa de ser ato de ‘jogar comida fora’. É alimento que perde sua função: o sustentar, o nutrir, o manter vida.
Para a produção de cada prato são utilizados recursos naturais, alimentos, mão de obra, insumos e tudo vai para a lata de lixo se não for consumido. Tal produção envolve administração, prever o consumo e capacitar a equipe de trabalho são alguns dos desafios do ramo da gastronomia, especialmente, quando o assunto é evitar sobras e desperdício de alimentos.
O problema não envolve apenas a rentabilidade, mas questões amplas como a insegurança alimentar. Os alimentos perecíveis tem curta validade e exigem ainda mais da administração, afinal, i que deixa de ser consumo deixa de ser capitalizado, ou seja, reflete em prejuízo, pois a matéria-prima, o insumo, a mão de obra, o recurso natural foram utilizados, mas não resultaram em lucratividade.
O impacto econômico gerado pelo desperdício tem que ser medido. O alimento que deixa de ser consumido acontece através das sobras e do desperdício de formas variadas como a má manipulação do alimento, afinal, quem vai querer comprar um pão que assou além do necessário, um pastel que deu queimadinha, ou qualquer outro alimento que não esteja atrativo ao olhos e ao paladar?
Vale lembrar que evitar sobras e desperdícios não cabe apenas aqueles que atuam no setor da gastronomia, mas sim para todas os lares. Desperdiçar alimentos dentro de casa é jogar no lixo muito mais do que dinheiro da renda familiar, é jogar fora o que pode fazer falta na mesa de outra pessoa.
Evitar ou tentar reduzir o desperdício dos alimentos no cotidiano envolve conscientização. O ato de evitar o desperdício de alimentos deve começar dentro de casa, ou melhor, nas compras no supermercado. Fazer uma lista dos itens que precisam ser adquiridos ajuda a economizar dinheiro, além de otimizar o tempo.
Os conceitos de sustentabilidade, economia inteligente, conscientização ambiental são ações que devem ser trabalhadas no seio familiar. Quando isso acontece dentro da residência é algo que acaba sendo aplicado em todos os ambientes.