Favas contadas

Diferente de outros anos, em 2022 a escolha do novo presidente da Mesa Executiva da Câmara de Toledo para o biênio 2023/2024 não revelou surpresas, traições ou sumiços inesperados. O atual líder do Governo do prefeito Beto Lunitti dentro do Legislativo, vereador Dudu Barbosa, venceu já na primeira votação, prova do quanto os vereadores estão coniventes e confortáveis com a atual administração municipal. Muitos, por sinal, conseguiram emplacar correligionários dentro do Executivo e, dessa forma a eleição transcorreu quase com naturalidade, pois a presença de manifestantes na sessão extraordinária desta quinta-feira (15) foi a única situação fora do normal. O restante foi favas contadas.

Parte dessa situação começou quando do acordo costurado que levou Leoclides Bisognin à presidência do Legislativo para 2021/2022. A bancada do PP, a maior por sinal, votou de maneira unânime no nome do decano com a promessa da retribuição no momento devido. Algo que, como se percebeu ontem, não aconteceu. E não aconteceu porque a máquina vem trabalhando de maneira muito bem azeitada por quem a comanda, não deixando margem para qualquer deslize.

Mas as favas contadas de hoje poderão não ser as mesmas daqui dois ano, quando uma nova eleição municipal ocorrer e costuras políticas se romperem. Salvo algo de muito diferente aconteça, na prática se avizinha outra disputa acirrada e nunca é demais lembrar que algumas decisões não dependem da vontade dos políticos locais, mas sim do que se passa em Curitiba ou Brasília.

Vale refrescar a memória do ocorrido na última eleição, quando o governador Ratinho Junior sequer passou perto da cidade após a ruptura gerada pelos apoios dos partidos que integravam sua base aliada na Assembleia Legislativa, com reflexos inclusive na eleição para deputado deste ano.

A composição da nova Mesa traz bastante tranquilidade ao prefeito para o próximo ano, pois é composta em sua esmagadora maioria por vereadores atrelados ao Executivo, seja na forma de pensar ou de agir. Mas pelas manifestações ruidosas desta quinta-feira, os próximos dois anos não deverão ser tão tranquilos assim, até porque os olhos da sociedade começam a se voltar com maior seriedade para as decisões que acontecem no prédio anexo ao da prefeitura.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.