Doação de órgãos: um sim que salva vidas

Um ato de solidariedade, de amor ao próximo, de ajudar a salvar vidas…assim pode ser definida doação de órgãos. Mesmo que em vida a pessoa tenha manifestado o desejo de doar é a família que decide. Em um momento de dor os familiares não têm muito tempo para pensar sobre o assunto. É ver o ente querido partir, mas tendo a chance de ajudar a salvar outras vidas. Vidas de desconhecidos. Vidas que são importantes para outras vidas.

Quem espera por um órgão precisa ter fé diante das filas que crescem a cada ano. Dia após dia, essas pessoas alimentam a esperança de que o telefone vai tocar e uma boa notícia será anunciada. Esperar por um órgão é uma batalha intensa.

O assunto tem sido pauta em Toledo – isso desde a implantação da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Bom Jesus. É através dos trabalhos da CIHDOTT que se inicia o processo no Hospital visto que a presença de profissionais capacitados é fator importante para que o processo seja realizado sem deixar dúvidas, incertezas e medos.

O Estado do Paraná possui um dos protocolos mais rígidos em relação ao diagnóstico de morte encefálica. Apenas com esse tipo de diagnóstico ou de morte é que os familiares podem legalmente autorizar a doação de órgãos. A abordagem da equipe profissional acontece somente após serem concluídos os protocolos pré-estabelecidos pelo Estado.

A falta de conhecimento em relação a morte encefálica e se, de fato, o familiar tinha o desejo de doar os órgãos são as principais dúvidas em relação ao autorização da captação. A diferença entre doar ou não doar é saber que o ente querido partiu, mas ele ainda pode ajudar a salvar outras vidas e trazer esperança para aqueles que esperam por um órgão.

O Hospital Bom Jesus é referência na captação de órgãos no Estado. Isso é graças ao comprometimento dos profissionais envolvidos e reflete naquelas ligações que levam boas notícias aos pacientes na fila de espera. O trabalho reflete nos índices, mas o mérito é dos familiares, é daqueles que mesmo em um momento de dor optam pela solidariedade, escolhem ajudar a salvar outras vidas.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.