Alimenta-se!                

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado em 16 de outubro e tem como objetivo promover a reflexão sobre a questão da fome e do desenvolvimento de ações efetivas que garantam uma mulher gestão da alimentação a nível mundial. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 70, diversas ações são desenvolvidas no Brasil.

Neste ano, o Dia Mundial da Alimentação tem como tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”. O tema nos faz pensar a respeito da população que necessita de uma alimentação adequada, a sua segurança alimentar e nutrição. A segurança alimentar é uma alimentação saudável, acessível, de qualidade e de modo permanente. Infelizmente, essa realidade não é vivida por parte da população. Por isso, a importância de promover a consciencialização mundial sobre a fome, destacar a alimentação como um direito humano e estimular ações para o futuro da alimentação, das pessoas e do planeta.

O estado do Paraná é um exemplo importante quando o assunto é segurança alimentar. No Paraná, 319 municípios estão integrados ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Além disso, o Estado é o líder em números absolutos, representando 24,5% do total de 1.301 adesões nacionais. A iniciativa possibilita que os municípios tenham acesso facilitado a recursos e políticas públicas nacionais, além de demonstrar o compromisso crescente com o combate à fome.

Segundo a Agência Estadual de Notícias, ações serão efetivadas nos dias 15 e 16 de outubro no Paraná. São atividades informativas como a palestra sobre “Alimentação Saudável” e a preparação de receitas indicadas pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Paraná). Merendeiras de estaduais e municipais participam das ações, assim como alunos receberão orientações de alimentação saudável e atividades voltadas ao cultivo e plantio de alimentos. Essa programação é realizada em Curitiba, mas é preciso destacar que outras ações acontecem em diversas cidades do estado.

O que chama a atenção é que enquanto o Governo do Paraná está preocupado em difundir a informação com a sociedade de maneira ampla; em contrapartida, em alguns lugares, a fome não é o problema, e sim, a alimentação inadequada, a qual é responsável por desencadear problemas de saúde graves, como a obesidade.

Para este mês, a reflexão é: enquanto muitos de nós ficamos divididos ao escolher em qual fast food, pizzaria ou restaurante vamos comer, muitas pessoas não têm acesso a nenhum tipo de alimento ou se alimentam de maneira inadequada. Sem qualidade ou quantidade suficiente para suprir as suas necessidades.

A alimentação é uma questão que deve ser tratada com seriedade. Aproveite os próximos dias para refletir sobre seus hábitos alimentares. Como eles estão? Você se alimenta de maneira saudável? Você desperdiça alimentos? Como você pode auxiliar para alterar o quadro da alimentação do seu município e do Paraná? Lembre-se pequenas atitudes fazem o melhor para si e o seu próximo. A propósito: você já tomou o seu copo de água?

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.