Aeroporto Regional
A partir deste ano, o terminal de passageiros de Cascavel será reconhecido como Aeroporto Regional do Oeste do Paraná, conforme a baliza do Departamento de Controle Aéreo e pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Essa mudança já consta nos documentos oficiais da aviação brasileira. O aeroporto recebeu cerca de R$ 50 milhões de investimentos para transformar o antigo terminal em uma referência para todo o País. Com uma estrutura de ponta, o Aeroporto Regional do Oeste – Cel. Adalberto Mendes, em 2022, registrou mais de 282 mil pessoas no local. O resultado é 63% maior que todo o ano de 2021, quando mais de 175 mil passageiros embarcaram por Cascavel. Em 2022, o aeroporto superou em 17% o número de passageiros no período pré-pandemia, quando 241 mil pessoas passaram pelo terminal. Atualmente, Cascavel tem 8 voos ativos. Os já tradicionais destinos para Curitiba, Campinas e Guarulhos, além dos novos destinos diretos para o nordeste para as cidades de Porto Seguro (BA) e Maceió (AL).
Para quem ainda sonhava com o Aeroporto Regional, aí está a consolidação de um processo gradativamente levado adiante e que pôs abaixo a ideia de construir um novo terminal, na divisa entre Toledo e Cascavel ou então em transformar o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho no aeroporto da microrregião, algo que Cascavel conseguiu por um motivo muito simples: a força política obtida nos últimos anos.
Não apenas por estar geograficamente num entroncamento, não por ser maior. Até porque mundo afora há exemplos de aeroportos regionais operando em centros urbanos menores, o que até certo ponto facilita. O problema foi a perda do ‘poderio político’ por parte de Toledo ano após ano, eleição após eleição. Tanto é verdade que hoje quem dá as cartas nas regionais em Toledo é o deputado estadual Marcel Micheletto que, embora reconhecidamente tenha ligação com a cidade, ainda assim tem sua base eleitoral em Assis Chateaubriand, onde fez um trabalho capaz de lhe alçar a esta condição.
Toledo teve várias oportunidades em tomar as rédeas e trazer estes investimentos para si. Mas forças que hoje pregam a continuidade de projetos e de ideias trabalharam de maneira muito forte para criar este estado lastimável, deixando em frangalhos qualquer grupo político local. E sem força política…