A mobilização popular

A mobilização realizada na segunda-feira (26), durante a sessão ordináreia da Câmara Municipal, para evitar o aumento abusivo dos salários dos vereadores em Toledo, é uma prova de que a sociedade brasileira em geral pode mudar o rumo da história quando se une e atua de forma coordenada em busca de um objetivo comum.

O problema é que esse tipo de mobilização, em geral, acontece de forma muito esporádica e tímida. Passado o furor do movimento a maioria das pessoas parecem entrar em estado catatônico, deixando para os agentes públicos, os mesmos criticados nessas manifestações, a decisão sobre assuntos de extrema importância e que tem influência direta na vida de cada um de nós.

A pressão popular precisa acontecer de maneira constante, claro, respeitando aquilo que a lei determina. Desde que haja respeito, bom senso, diálogo, qualquer manifestação é válida. Ainda mais quando é para evitar abusos por parte dos ocupantes transitórios do poder.

Os exageros, eventuais ofensas e comportamento inadequado são perfeitamente compreensíveis, embora não possam ser tolerados. Se um dos lados não respeita, é preciso se dar o respeito e mostrar como agir de maneira diferente.

Aos poucos o cidadão brasileiro começa a perceber que precisa ter uma voz mais ativa nas decisões da vida pública. Não dá mais apenas para ficar transferindo aos outros, no caso os políticos, a responsabilidade que acaba sendo de todos. É fácil criticar os abusos da classe política, entretanto, poucos estão dispostos a ter a sua dose de sacrifício em benefício de uma sociedade cada dia mais desequilibrada como está a brasileira no momento.

Mas não basta apenas lotar o plenário da Câmara em dias de votações polêmicas. É preciso um acompanhamento mais de perto das ações e do comportamento dos nobres vereadores, ainda mais porque em 2024 haverá nova eleição e muitos dos que hoje lá estão deverão retornar porque, infelizmente, a maioria das pessoas já terá esquecido o passado e outras sequer saberão do presente.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.