A força do agronegócio
Nesta sexta-feira, em Toledo, foi realizada uma reunião técnica para uma homenagem às empresas cadastradas na Rota Queijo Paranaense, mas também para apresentação do projeto das rotas turísticas de Toledo, do queijo paranaense e sobre a importância do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) para as agroindústrias.
Ainda na sexta, mas em Cascavel, centenas de pessoas trabalhavam num ritmo alucinante para deixar tudo pronto visando a quarta edição do Show Rural Coopavel de Inverno, um dos poucos eventos das culturas desta época do ano realizados no Brasil.
Tanto um quanto o outro demonstram a importância do agronegócio não apenas para as duas cidades, mas para a região Oeste como um todo, afinal, estes eventos não atingem apenas produtores de Toledo e Cascavel, mas de toda a região pela característica que domina a maioria das propriedades rurais neste pedaço de chão.
A força do agronegócio do Oeste está justamente na diversificação das propriedades. Queijo e trigo são apenas dois exemplos daquilo que se produz por aqui. Uma infinidade de outros produtos poderia ser acrescentada a essa lista, tornando as propriedades não apenas autossustentáveis, mas principalmente rentáveis.
A grande vantagem da diversificação é evitar que as crises do setor – e elas são muitas – afetem de maneira muito impactante os produtores. Basta ver o exemplo da suinocultura no ano passado inteiro, com prejuízos milionários às empresas e cooperativas e com o desaparecimento quase completo dos produtores independentes. A diversificação é uma melhor alternativa e os eventos desta sexta-feira demonstram justamente esse cenário de esperança que o campo sempre oferece.
Além disso, é preciso destacar o papel de pesquisa que vem sendo realizado e fomentado cada vez mais. A chegada de uma unidade da Embrapa a Toledo é outro bom exemplo desse processo e que reconhece que os números excelentes do Valor Bruto da Produção não são obra do acaso, mas sim de esforço, dedicação, trabalho, pesquisa e capacidade.