2023 foi um ano desafiador

E lá se vai 2023, um ano desafiador em vários sentidos. Não apenas para quem estava no Oeste do Paraná, mas parece que o mundo inteiro enfrentou desafios que prometem se arrastar por boa parte deste novo ano que está prestar a começar. Guerras, ataques, ameaças de novos conflitos sacudiram o planeta em todos os cantos, como estivesse a humanidade caminhando para trás e o tempo da barbárie voltando ao cenário. Hordas e mais hordas de pessoas se agredindo pelo prazer tirano e insano de líderes desprovidos de inteligência ou de amor ao próximo. Batalhas travadas em nome de Deus, de Alá ou seja lá como queiram chamar. Mas onde está escrito que nosso Deus é apenas o Deus da guerra, quando na verdade seu filho veio ao mundo pregar o amor e a paz.

E o que dizer dos embates políticos no Brasil. O país verde-amarelo de repente virou azul ou vermelho. Os reflexos da eleição presidencial de 2022 se estenderam numa proporção desproporcional neste quase ano velho. E promete mais para o quase ano novo. Tapas na cara, agressões, decisões arbitrárias, acordos esquisitos, costuras traiçoeiras. Bom, se bem que quase não há novidade neste universo paralelo.

No âmbito local 2023 também foi um ano puxado. Cancelamentos de shows, votações polêmicas, projetos discutidos quase que secretamente, jogo de poder por mais poder, reflexo também daquilo que acontece no país inteiro, pois Toledo não é uma ilha como sonham alguns e desejam outros. É uma cidade pujante, calorosa, com energia de sobra para enfrentar muitos desafios e alguns deles estão aí, à mostra, para quem quiser enxergar e não tapar os olhos atrás de demagogias ou apenas seus próprios egos.

Porém, apesar de todos os desafios, chegamos ao fim de mais um ano. Vivos e com saúde. Mais que isso: dispostos a seguir acreditando em dias melhores, em decisões melhores, em escolhas mais sensatas. E 2024 será um ano decisivo neste sentido porque haverá eleição municipal, quando o cidadão terá uma nova oportunidade de dar seu recado.

De qualquer forma, é tempo de celebrar, de fazer uma avaliação sobre tudo que aconteceu ao longo do ano e estabelecer correções para que este novo ano seja repleto de boas realizações. A todos os nossos leitores um Feliz Ano Novo, com mais paz, justiça e, acima de tudo, bom senso e equilíbrio em várias frentes.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.