Coluna Do Editor – 3 e 04/08/2024

Raio-X

O Jornal do Oeste recebeu a informação de que, na quinta-feira (1º), que o equipamento de Raio-X do Pronto Atendimento Municipal (PAM) – Mini-Hospital apresentou problemas. Aliás, o equipamento não estaria funcionando já na noite da última quarta-feira (31).

Resolvido

Segundo a secretária de Saúde Gabriela Kucharski, a placa de potência queimou na noite de quarta-feira. “A equipe de manutenção, que é de Maringá, foi acionada ontem [31 de julho] e hoje [1º de agosto], às 14h, o problema já estava resolvido”.

Start Farm

Estão abertas as inscrições para o Start Farm Toledo. O evento é um hackathon estendido para desenvolver projetos transformadores.

O que é um Hackathon?

É um evento que reúne programadores, designers, empreendedores e outros profissionais para colaborarem intensivamente na criação de soluções inovadoras, com o objetivo de resolver problemas específicos ou explorar novas ideias. Hackathons são conhecidos por seu ambiente dinâmico e criativo, incentivando a colaboração, aprendizado e inovação

Sem água

A Sanepar informa que, neste domingo (4), fará a substituição de tubulação na unidade de bombeamento de água Parque Pioneiros, em Toledo. A partir das 10h, poderá ocorrer desabastecimento nos bairros Jardim La Salle, Pancera, Filadélfia, Vila Becker, Centro, Jardim Coopagro, Vila Industrial, Jardim Gisela, Tocantins e Santa Maria. A previsão é a de que o abastecimento seja normalizado de forma gradativa, por volta das 22h.

Propaganda antecipada

O Ministério Público Eleitoral ajuizou representação eleitoral contra uma pré-candidata a vereadora em Nova Esperança, no Noroeste do estado, por propaganda eleitoral antecipada. De acordo com a Promotoria Eleitoral que atua junto à 71ª Zona Eleitoral de Nova Esperança, responsável pela medida judicial, a pré-candidata teria utilizado indevidamente o serviço dos chamados “palhaços da alegria” para fazer pedido público de votos e gerar conteúdo de mídia capaz de “viralizar” em mensagens de aplicativo da rede mundial de computadores.

Dia 16

De acordo com o calendário oficial do pleito, a propaganda eleitoral tem início no dia 16 de agosto, e o prazo deve ser respeitado por todos os candidatos para a preservação das condições de igualdade de concorrência. Com a proposição da medida judicial, o Ministério Público busca combater a prática desleal e preservar a isonomia entre os candidatos aos cargos eletivos em disputa. Na representação, a Promotoria Eleitoral requer à Justiça Eleitoral a aplicação da multa prevista na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), que pode variar entre R$ 5 mil e 25 mil.

Denúncias

Em todo o estado, suspeitas de indícios de irregularidades cometidas por pré-candidatos aos cargos de vereador e prefeito, que serão os elegíveis no processo eleitoral deste ano, podem ser levadas ao conhecimento das Promotorias para as respectivas apurações e adoção de providências. Neste ano, o MPPR, o Tribunal Regional Eleitoral e outras instituições firmaram um termo de cooperação técnica para coibir a prática de assédio eleitoral, com a criação de um canal único para receber denúncias. O formulário para noticiar está disponível na página principal do Ministério Público do Paraná na internet, com destaque, no botão “Denúncias Eleitorais”.

Seminário na Unioeste

No dia 16 de agosto será realizado, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, o V Seminário de Luta e Resistência com o tema: Desafios e perspectivas da Educação das pessoas com deficiência do Estado do Paraná. O seminário tem por objetivo realizar um diagnóstico crítico da situação da educação especial e inclusiva no Estado do Paraná. A intenção é propor caminhos e possibilidades efetivas para aperfeiçoar o acesso e a permanência das pessoas com necessidades especiais em todos os níveis de ensino.

Atendimento

Dias atrás, num hospital qualquer, um agente público precisou de atendimento médico. O detalhe é que ele estava armado no consultório. A atendente, claro, assustada acionou a Polícia Militar. Quando os policiais chegaram viram se tratar de um guarda municipal que tem porte de arma 24 horas, ou seja, estava no seu direito.

Prisão

Bom, para resumir a história, o rapaz acabou sendo conduzido até a delegacia após o bom senso prevalecer e ele ser conduzido no banco de trás da viatura. Chegando na delegacia para o fato ser registrado, o delegado de plantão teve que informar que não haveria crime nesta situação. Resumo da ópera: o guarda municipal foi liberado!

Orientação

Eu não entendo muito sobre armas, mas se o guarda tem porte 24 horas é porque é para andar armado 24 horas. Ou a orientação é outra?

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.