Coluna do Editor 27/12/2022
Cadê?
Os populares amarelinhos, como ficaram conhecidos os contêineres para recolhimento do lixo reciclável em Toledo simplesmente estão sumindo das ruas da cidade. Isso mesmo! Se antes era fácil encontrá-los em vários pontos, hoje estão cada vez mais raros. Um bom exemplo disso é a Rua Saturno, no Jardim Gisela.
Coleta
Mas a questão do lixo reciclável não se resume ao sumiço dos amarelinhos. Está havendo muita falha na coleta. Moradores de vários bairros já reclamaram sobre o assunto.
Paciência
Na Vila Industrial, uma síndica perdeu a paciência de quantas vezes reclamou e, cansada de tanto esperar, foi até a Praça Getúlio Vargas, nas proximidades do condomínio, pegou o amarelinho que ali ainda resta e ela mesma carregou o reciclável do condomínio.
Sacos
E os sacos de ráfia distribuídos? Serviram para que mesmo? Não adianta distribuir sacos se eles não são recolhidos. É brincar com a inteligência do cidadão e ainda gastar dinheiro público.
Fiscalização
Por falar em dinheiro público, os vereadores de Toledo será que não enxergam isso ou fingem que não estão vendo. Não é possível tantas falhas sem a devida fiscalização.
Insegurança
Vila Becker, Santa Maria e Jardim Pancera. Estes são apenas três dos vários bairros onde empresários estão sofrendo com a ação cada vez mais frequente de criminosos. O alvo preferido agora tem sido roubo de caminhões ou caminhonetes.
Vídeos
Amigos empresários me mostraram vários vídeos, das câmeras de segurança, mostrando criminosos invadindo empresas sem o menor receio. Como se diz: de cara limpa!
Precatórios
O município de Assis Chateaubriand efetuou na semana passada o pagamento de precatórios no valor de R$ 2.037.918,80, o que representa a quitação de valores devidos para vários beneficiários. O pagamento foi depositado para o Tribunal de Justiça do Paraná e Tribunal Regional Federal da 4ª Região, conforme a ordem cronológica. São precatórios expedidos para pagamento no corrente ano e parcelas anteriores conforme a Constituição Federal, artigo 100 parágrafo 20.
Mais secretários
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou na última sexta-feira (23) mais cinco nomes que vão compor o primeiro escalão do Governo do Paraná a partir do dia 1º de janeiro. Entre os indicados, dois são novidade: o deputado federal Ricardo Barros assume a recém-criada Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços e o atual diretor de Educação da Secretaria da Educação e do Esporte, Roni Miranda, passa a liderar a pasta, que volta a atender somente a área da Educação.
Mais indicações
Os outros três indicados se mantêm nos postos que já ocupam atualmente: Beto Preto na Saúde, Elisandro Pires Frigo na Administração e Previdência e Leticia Ferreira da Silva à frente da Procuradoria-Geral do Estado. Ele também indicou o deputado estadual eleito Hussein Bakri para ser o líder do Governo na próxima gestão. Na atual legislatura, ele já foi líder do Governo e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.
Mais nomes
Outros seis nomes do secretariado já tinham sido divulgados pelo governador: Hudson Leôncio Teixeira (Segurança Pública), Eduardo Pimentel (Cidades), Luciana Casagrande Pereira (Cultura), Helio Wirbiski (Esporte), Marcelo Rangel (Inovação Modernização e Transformação Digital) e Sérgio Vieira Benício (Casa Militar).
Desapego Solidário
A campanha Desapego Solidário prossegue até esta terça-feira (27) em Toledo. A iniciativa é da Embaixada Solidária e Prefeitura de Toledo. Móveis e eletrodomésticos em bom estado estão sendo arrecadados para famílias de imigrantes. As entregas podem ser feitas no Centro de Eventos Desireé Refosco, na Vila Pioneiro, das 8h30 às 17h.
Duplicação
Fiz um ‘bate volta’ de Natal até a casa do meu sogro que mora em Santo Ângelo (RS) e, confesso, voltei decepcionado. Não com a festa em si, mas com o estado de abandono das obras de duplicação da BR-163 em direção ao Sudoeste. Se cair uma placa não existe um prego, quem dirá um martelo, para colocar de volta. Parou geral!