Coluna do Editor 25/12/2021
Tradição
E lá vamos nós, de novo, para a tradicional Coluna de Natal, aquela onde figuras públicas fazem pedidos – alguns inusitados – ao bom e velho Papai Noel, que quase nunca os atende por razões óbvias. Lembrando que esta Coluna é uma peça de ficção e qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência, fruto da ironia que ainda pode existir dentro do jornalismo brasileiro.
Muita coisa
Começamos com o prefeito Beto Lunitti, claro, afinal, ele pediu tanta coisa, mas tanta coisa ao Papai Noel que não deu tempo de atender todas suas solicitações. Nem os duendes deram conta de tantos pedidos. Papai Noel respondeu apenas que ele estava querendo ter mais liberdade e sem tanta responsabilidade e sugeriu ao prefeito se dirigir ao andar superior porque milagre não era com ele.
Cargos
Papai Noel nem se assustou mais quando começaram a chegar pedidos por cargos neste Natal, mas como Mamãe Noel lembrou, todos os anos isso acontece. Depois de se acalmar, Noel analisou os pedidos e dos vereadores negou todos. Mandou falar com o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, afinal, pensa num homem que terminou o ano como começou: cheio de presentes.
Cabelo novo
Aliás, Papai Noel parece estar disposto a atender o pedido de Ademar: ele quer apenas mais uns cargos para chamar de seu dentro da Prefeitura de Toledo. Esse, convenhamos Noel, nem é tão difícil assim!
Outdoors
Por falar no prefeito e no vice, dessa vez foi Papai Noel quem mandou um pedido a ambos: diante da campanha de fim de ano nos outdoors, o bom velhinho pediu que, quando eles quiserem dar entrevistas ou repassar alguma informação, que recorram ao acessório e parem de ficar reclamando que a imprensa não dá espaço.
Fake News
A exemplo do ano passado, Papai Noel recebeu uma cartinha de Simone Sponholz. E com os mesmos pedidos de 2020: um jogo de copo daqueles de requeijão e uma viagem Niterói, um partido novo e um grupo no WhatsApp para chamar de seu. O bom velhinho não deu muita bola. Dessa vez nem perdeu tempo encaminhando o material ao Ministério Público, pois sabia se tratar de fake news.
Cadê?
Por falar no MP, apareceram poucos pedidos pela volta do Ministério Público a Toledo. Parece que sumiu nos últimos tempos e uma galera está com saudades. Foram tão parcos os momentos que até Papai Noel teve dificuldade em explicar que não era ausência completa, mas sim amnésia parcial. Ou será que seria ao contrário? Ah, sei lá, se nem Papai Noel explica, quem dirá eu!
Candidaturas
Este ano a caixa de correspondência do Papai Noel lotou com tantos pedidos de candidaturas. Sabe como é, em 2022 tem eleição de novo e aí…
Comportamento
Mas Noel e sua turma sabem que quando o assunto é política é preciso ter ainda mais cautela na liberação dos presentes, ainda mais porque alguns meninos não estão se comportando direito. Alguns aparecem só quando tem eleição – de dois em dois anos – e ainda por cima fraudando pesquisas; outros aparecem apenas de quatro em quatro anos; e há ainda quem sequer aparece. Papai Noel pegou seus patins e foi dar uma voltinha no lago congelado para esfriar a cabeça.
Lambanças
Papai Noel também recebeu várias, mas várias cartinhas com pedidos dos vereadores em Toledo. Respondeu de maneira muito simples: foram tantas lambanças, mas tantas lambanças que seria impossível atender qualquer pedido este ano.
Feliz Natal!
Ah, e antes de qualquer reclamação sobre este espaço, Papai Noel mandou avisar que entrou em férias e pediu respeito à liberdade de imprensa. Vixi, Papai Noel agora me meteu numa fria…Mas de qualquer maneira, um Feliz Natal a você que nos acompanhou por mais um ano…
Comentários estão fechados.