Coluna do Editor 24/02/2022
Em Brasília
Uma verdadeira comitiva de Toledo está em Brasília para uma série de encontros. A foto é com a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Lá estão o vice-prefeito Ademar Dorfschimidt, o presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acit) Claudenir Machado, o secretário Municipal do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico Diego Bonaldo, e ainda o presidente do Sindicato Rural de Toledo Nelson Gafuri. O deputado federal Sérgio Souza acompanha a comitiva. Nesta quarta-feira (23), o encontro foi com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa), José Guilherme Tollstadius Leal.
Peregrinação
O grupo esteve ainda na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em encontro com o ministro Marcos Pontes. O grupo visita o Distrito Federal para entrega dos convites oficiais do evento Inovameat Toledo – Inovação na produção de proteína animal, que será realizado de 31 de março a 2 de abril no Centro de Eventos Ismael Sperafico.
Suinocultura
De acordo com Ademar, a visita foi muito produtiva, especialmente com a ministra Tereza Cristina sobre a crise que afeta a suinocultura. Na opinião do vice-prefeito de Toledo, está para vir uma “tarefa árdua” no sentido de reorganizar a criação de suínos porque o mercado chinês se fechou e isso terá forte impacto na produção brasileira
Vai sair
O grupo toledano ainda ouviu a confirmação da própria ministra que ela deixará o cargo no dia 31 de março porque pretende concorrer a uma vaga ao Senado pelo Mato Grosso do Sul.
A primeira
A Caciopar fará no dia 19 de março, na Acimacar em Marechal Cândido Rondon, a sua primeira reunião empresarial presencial do calendário de 2022. O encontro terá início às 8h30. Entre os assuntos da pauta estarão os lançamentos do 6º Congresso Caciopar, do 7º Fórum do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) e da Semana do Associativismo, que será em abril.
Empresas poderão abrir
As próximas segunda e terça-feira, dias 28 de fevereiro e 1º de março, são considerados dias normais de trabalho. Pelo Decreto Municipal de nº 16.664/2022, da Prefeitura de Cascavel, esses dois dias não são feriados e sim pontos facultativos. Por isso, as empresas podem abrir e atender normalmente sem a necessidade de pagar as horas trabalhadas como extras ou mesmo pagar o abono previsto para os casos de feriados. Caso o empresário opte por não abrir, então ele poderá ajustar com seus trabalhadores compensações de jornada.
Em Petrópolis
Buscando apoiar os profissionais de Enfermagem e a população de Petrópolis (RJ), o Consamu enviou apoio para auxiliar nos trabalhos de assistência à população atingida pelas fortes chuvas ocorridas na última terça-feira (15). O diretor de Enfermagem do Consamu e coordenador do Gaoc (Grupo de Atendimento a Ocorrências Complexas), Carlos Augusto Pereira, foi convidado a compor a Equipe de Resposta Rápida (ERR/Cofen), atuando em conjunto com os doutores Silvio Queiroz e Paulo Afonso. A equipe segue os trabalhos sob coordenação do doutor Eduardo Fernando, também Coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen.
Esporte
Está marcada para as 13h30 desta quinta-feira (24) no auditório Acary de Oliveira a segunda fase do Encontro de Gestores do Esporte do Paraná. O evento para discutir o programa “Esporte que Queremos” contará com a presença da Superintendência do Esporte do Governo do Paraná, dos gestores e dos dirigentes esportivos das regionais de Foz do Iguaçu, Pato Branco e Cascavel.
Política pública
De acordo com a secretária de Esportes e Lazer Marli Gonçalves Costa, o programa Esporte que Queremos vem de encontro a política pública de esportes e lazer desenvolvida no município: “Ficamos imensamente felizes e honrados em receber a segunda fase do encontro de gestores do esporte, pois há muito tempo esperávamos esse olhar do governo do estado em relação a uma política efetiva de esportes e lazer, e agora isso está acontecendo, a superintendência está discutindo junto com os municípios, estamos trocando experiências, e valorizando todas às áreas esportivas”, comenta Marli.