Coluna do Editor 22/02/2022
Reunião
O ex deputado federal Dilceu Sperafico teve uma reunião política com lideranças do município de Assis Chateaubriand no fim de semana. A ex-prefeita Dalila José de Melo, o vereador Ademir Koite, o ex-prefeito João Aparecido Pegoraro, o empresário Dirceu da Silva Leite, também presidente do MDB, o ex-prefeito Vitor Martins Pestana e Pedro Bomfieti Favaro, agricultor e que já foi vice-prefeito em Assis.
De volta
Diante das últimas movimentações, Dilceu Sperafico estaria ensaiando um retorno à disputa eleitoral, até porque da vida pública ele nunca se ausentou, muito menos do cenário político, afinal, o ex-deputado ao longo dos últimos anos tem sido intensamente procurado por lideranças regionais.
Viabilidade
Hoje, em Toledo, seu nome é o com maior viabilidade eleitoral e a chance de um retorno à Câmara Federal é grande, muito grande.
Doação
O governador Carlos Massa Ratinho Junior repassou na última sexta-feira (18) R$ 15 mil para a Grupo Especial de Menores em Ação (Gema), entidade beneficente de Colorado, na Região Noroeste. O recurso é oriundo de uma ação indenizatória por danos morais movida contra o atual prefeito do município, Marcos Mello – durante a comemoração pela vitória no pleito eleitoral de 2020, o político usou palavras ofensivas para se referir ao governador.
Acordo
A formalização do acordo judicial estabeleceu ainda que, além da indenização monetária, Mello faria uma retratação pública e retiraria do ar o vídeo em que aparece ofendendo Ratinho Junior. O governador, por sua vez, se ofereceu espontaneamente para doar o valor integral da ação para uma instituição de Colorado.
Acordo
O presidente Éder Aparecido Carpiné, do Sindicato do Comércio Varejista de Toledo e Região (Sinvar), encaminhou cópia do “Termo Aditivo a Convenção Coletiva se Trabalho”, firmado em 12 de novembro do ano passado e devidamente registrado no Ministério do Trabalho e Emprego sobre a questão do carnaval. O documento foi firmado por Éder Carpiné e pela presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Toledo, Rosecler Marisa Rhoden Zorzo.
Comércio fechado
Como já se tornou praxe, como o comércio de Toledo abriu no dia 14 de dezembro (feriado municipal), em troca as lojas permanecerão fechadas na Terça-Feira de Carnaval, dia 1º de março. “Cumpre ressaltar que esse período do carnaval não é feriado, são decretados pelos Governos Municipais, Estaduais e Federais, como pontos facultativos somente nos referidos órgãos acima citados, não abrangendo a iniciativa privada”, comentou Éder Carpiné.
História
Historicamente os Sindicatos sempre negociaram a Terça-Feira de Carnaval com o dia 14 de dezembro, visto que essa data é feriado municipal, através da lei nº 475 de 6 de dezembro 1968. “Portanto as Empresas que não efetuaram a compensação ou pagaram as horas extraordinária laboradas no mês de dezembro, com o respectivo adicional, de acordo com a Convenção Coletiva Trabalho poderão funcionar normalmente, no dia 28/02/2022 (Segunda-Feira de Carnaval)”, traz o documento.
Acidente
Estranho que ninguém ficou sabendo sobre o acidente que destruiu uma boa parte da rotatória da J.J. Muraro com a São João. O local apareceu semana passada com sinais claros de um acidente grave, porém, somente os vestígios. Será que algum ET abduziu o responsável pelo acidente?
Restos
Os ‘restos mortais’ do acidente ainda permanecem por lá…