Coluna do editor 21/11/2023

O leitor denuncia…

“No Centro da Juventude do Coopagro tem uma piscina semiolímpica abandonada. É um absurdo, que mesmo com os altos índices de dengue tem uma piscina inteira nesse estado”. Esta foi a mensagem encaminhada por um indignado – e com razão – leitor na semana passada. No preto & branco talvez não dê para se ter uma noção exata do estrago, mas na foto original, como dizem os mineiros, “o trem é feio”.

Déjà vu

Para mim nenhuma novidade, infelizmente, essa história da piscina. É um déjà vu porque na primeira gestão de Beto Lunitti os centros da juventude foram abandonados, assim como os Certis, os Centros de Revitalização da Terceira Idade.

Reforma

Algo muito semelhante ao que aconteceu nesta gestão. E nem estou falando da estrutura física, mas sim administrativa. A reforma promovida no início desta nova gestão pelo prefeito Beto Lunitti – com o aval de seu séquito dentro da Câmara Municipal – acabou com a gestão destas estruturas. Assim como também da política para as mulheres, agricultura…E não se trata de uma reclamação, mas sim de uma constatação.

Na Amop

O ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, estará nesta terça-feira (21), na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMop), a partir das 13h30, para participar de encontro com prefeitos, vice-prefeitos, secretários e deputados da região. Durante o encontro, o ministro irá fazer uma palestra e anunciar investimentos. O deputado federal Nelson Padovani, presidente da comissão de Integração Nacional de Desenvolvimento Regional sobre Defesa Civil e Agricultura, também participará da reunião.

Nova Santa Rosa

O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz; vice-prefeito e secretário de Saúde, Noedi Hardt e o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, Paulo Wagner Netto; cumpriram uma agenda de visitas na capital do Estado na semana passada. As autoridades participaram junto com o governador do Estado Ratinho Junior do lançamento oficial da segunda etapa do programa Asfalto Novo, Vida Nova, do Governo do Estado. O projeto prevê a liberação de recursos através da Secretaria de Estado das Cidades (Secid) para pavimentação urbana, com asfalto, galeria pluvial e calçada. O município de Nova Santa Rosa é um dos contemplados. Atualmente a Prefeitura trabalha para apresentar os projetos executivos das obras ao Paranacidade.

Obras

Ainda, estiveram com o deputado Alexandre Curi, para tratar sobre projetos em andamento. No gabinete do deputado estadual e primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcel Micheletto, as autoridades conversaram sobra a construção de um barracão para o Parque de Exposições Joia do Oeste. E em visita ao deputado Do Carmo, trataram sobre o andamento e liberação de recursos.

Corrupção

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para rejeitar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR). Para seis ministros até o momento é que não há justa causa para abrir uma ação penal contra a parlamentar.

Lava Jato

A denúncia foi apresentada pela PGR em 2018 na Lava Jato. Segundo a PGR, a Odebrecht direcionou R$ 5 milhões para a campanha de Gleisi ao governo do Paraná em 2014. Do total, R$ 3 milhões foram recebidos via caixa dois entre outubro e novembro daquele ano. Os valores teriam sido pagos em troca de influência de Gleisi e do ex-ministro Paulo Bernardo em projetos de interesse da empreiteira.

Transparência

Com nota 98,29% a Câmara de Toledo ocupa o 1º lugar quando comparado aos resultados dos 15 municípios do Paraná com mais 150 mil habitantes no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP-PR), divulgado esta semana. No ranking geral, conquistou a 17ª posição. O resultado é referente ao exercício de 2023 e o índice é realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

Sobre o ITP

O Índice de Transparência da Administração Pública avaliou os portais do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Assembleia Legislativa e do próprio TCE-PR – na área estadual – e mais 768 portais municipais: 386 prefeituras e 382 câmaras de vereadores.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.