Coluna do Editor 18/01/2023

Indignação

Os moradores da Rua Panambi, em Toledo, estão indignados com a falta de fiscalização da prefeitura. Faz mais de um mês que a calçada está obstruída por pedras, areia e entulho, como mostra a foto no Jardim La Salle.

Denúncia

Um dos moradores, que por coincidência também estava construindo, recebeu uma multa por ter descarregado tijolos sobre a calçada. Porém, quando questionou o fiscal sobre o problema da foto acima, obteve como resposta que teria de ir ao setor responsável na prefeitura e formalizar uma denúncia. Isso com o flagrante no nariz do fiscal.

Problema

Mas o problema de obstrução das calçadas não se resume ao La Salle. Em vários outros bairros transitar pelas calçadas é um exercício de paciência e sorte diante da quantidade de obstáculos. E a fiscalização…

Gramado

Situação mais complicada tem acontecido com frequência no Parque Ecológico Diva Paim Barth, onde alguns estabelecimentos estão colocando mesas e cadeiras sobre o gramado em determinados pontos. Até onde sei isso é proibido. Nada contra os comerciantes, até porque a responsabilidade em orientar e cobrar o correto compete à Prefeitura de Toledo.

Cadê?

Mais uma vez questiono aonde estão os nossos 19 vereadores que não enxergam essas situações e denunciam ou cobram os devidos responsáveis? Uma das prerrogativas do poder Legislativo é fiscalizar. Mas pelo visto o que dá dor de cabeça melhor deixar para lá e se preocupar apenas em manter os ‘carguinhos’ dentro da prefeitura.

Inadimplentes

Levantamento da Faciap e SPC Brasil mostra que o número de inadimplentes cresceu 5,63% em dezembro de 2022, em relação ao mesmo mês de 2021, no Paraná. Na passagem de novembro para dezembro, o número de devedores caiu 0,52%. O documento traz, também, informações sobre a inadimplência em todo o Brasil e nas 12 regiões paranaenses.

Requentada

O deputado federal eleito e ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol (Podemos), classificou hoje, por meio de nota, de “frágil”, e “puramente especulativa, requentada e vingativa”, a ação da Federação “Brasil da Esperança”, encabeçada pelo PT contra ele, pedindo a investigação de possíveis condutas ilegais, relativas à arrecadação e gastos de recursos públicos na campanha eleitoral.

Consultoria

Segundo a ação, entre fevereiro e julho de 2022, Matheus Almeida Rios Carmo, ex-estagiário de Deltan no MPF, recebeu cerca de R$ 100 mil do Podemos do Paraná para uma “consultoria política”, sem contraprestação dos serviços.

Reforma

Apesar do secretário Diego Bonaldo não ler mais esta Coluna, ainda assim é preciso elogiar a reforma feita na sede da nova secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, que agora funciona junto ao Centro de Eventos Ismael Sperafico.

Ocupação

A mudança de local, além de oferecer aos servidores um espaço mais amplo e confortável em relação ao que existia antes, passa a movimentar o espaço do Centro de Eventos. Parabéns!

Especulação

Há cerca de um ano e meio das eleições municipais de 2024, em Toledo começam a surgir – e são naturais – as primeiras especulações sobre os movimentos políticos de alguns atores e atrizes que dominaram os holofotes na briga pelo Executivo.

Dupla

Ao que tudo indica, a dupla Beto Lunitti e Ademar Dorfschmidt deverá ser mantida. Surgiram rumores sobre uma possível troca de Ademar pela secretária e ex-vereadora Marli Gonçalves Costa que, arrisco em cravar, deverá mesmo disputar uma cadeira para a Câmara Municipal.

Pesos-pesados

Aliás, a disputa por vagas dentro da Câmara deverá ter alguns ‘pesos-pesados’. Nomes como de Tita Furlan e Simone Sponholz são dados como certos nessa briga. Ah, até do ex-prefeito Lucio de Marchi que, como 2º suplente de deputado estadual, ainda sonha em assumir um cargo junto ao Governo do Estado.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.