Coluna do editor 15/11/2023

Em Curitiba

Recebido no Gabinete do deputado estadual e primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcel Micheletto, o prefeito de Toledo e presidente da Amop, Beto Lunitti, destacou nesta terça-feira (14), em Curitiba, os resultados positivos colhidos até agora e que são fruto da parceria entre o Município, a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado.

Obras

Beto falou ainda sobre as obras no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho, para ampliar a demanda de voos e condições de segurança e infraestrutura, duplicação da Avenida Cirne Lima até o trevo de Ouro Verde do Oeste, ligação asfáltica entre a Rua 1º de Maio à Avenida J. J. Muraro, e a estruturação do Eixão Viário do Biopark, entre outras.

Maripá

Com nota 98,14%, Maripá conquistou a 6ª posição no ranking dos municípios mais transparentes do Paraná e lideramos o ranking do Oeste. Os dados são do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP-PR) relativo ao ano de 2023 realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e divulgado nesta segunda-feira (13).

Avanço

O relatório aponta um avanço de 14 posições em relação ao ano passado, quando o município ocupava a 20ª colocação no ranking. Com o resultado, Maripá atingiu o Nível Transparência Diamante, nível máximo. O índice tem o objetivo de incentivar a adoção de boas práticas de transparência pública. No Executivo, foram avaliados 19 eixos da administração pública, entre eles obras, receita, despesa, recursos humanos, processos de compras públicas, saúde, educação, planejamento, acessibilidade entre outros.

Contra

O senador Flávio Arns (PBS) foi o único dos três representantes do Paraná a votar a favor da proposta da Reforma Tributária aprovada no Senado. E não só. Arns também atuou a favor de uma das emendas mais questionadas pela bancada do Estado: a manutenção dos benefícios fiscais para montadoras de carros a combustão.

Montadoras

A bancada paranaense defendia a concessão de benefícios fiscais apenas para fabricantes de veículos com combustível renovável. Exatamente o que constava na versão original do relatório da proposta, focada nos veículos elétricos. No Paraná, as principais montadoras estão em fase de transição, fazendo investimentos pesados para expandir a produção de veículos elétricos. Segundo maior polo automobilístico do Brasil, o setor emprega 40 mil trabalhadores no Paraná, sendo 12 mil só nas montadoras de automóveis, caminhonetes, utilitários, ônibus e caminhões.

Contra

No dia da votação, o próprio governador Carlos Massa Ratinho Junior se posicionou contra a proposta da reforma encaminhada ao Senado. Entre outros pontos, disse que a manutenção dos benefícios ficais para veículos à combustão iria contra a questão da sustentabilidade. Mesmo assim, Arns acompanhou a bancada do PSB para garantir a prorrogação do incentivo fiscal à produção de carros flex (movidos a etanol e gasolina). O senador paranaense teria procurado o líder da bancada do PSB, o senador Jorge Kajuru (GO), a pedido do vice-presidente Geraldo Alckmin, que é do mesmo partido.

Desejo

A prorrogação de incentivos fiscais para veículos a combustão desagrada as montadoras não só da Região Sul, como as do Sudeste. Três delas chegaram a publicar um anúncio dizendo que o dispositivo beneficiaria as concorrentes. Hoje, a maior produção de veículos a combustão está no Nordeste e Centro-Oeste. A prorrogação do incentivo, porém, é um desejo do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tanto que é conhecida como “emenda Lula”.

Reunião

Estaria agendada para esta quinta-feira (16), uma reunião entre integrantes do PSD com o prefeito Beto Lunitti. O detalhe é que um ex-integrante do PP teria se escalado para acompanhar o encontro. É que o moço não aguente ficar longe do poder. Tem um carguinho…ele alça voo tal qual um ‘imperador’. Se bem que está mais para chupim mesmo.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.