Coluna Do Editor – 09/08/2024

Memória

Se tem algo que os países mais desenvolvidos fazem – muito – bem é valorizar sua história. Infelizmente, no Brasil, isso é raro. Em Toledo, por exemplo, o único vereador e deputado federal por Toledo que ainda não foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário é Antonio Mazurek, hoje residindo – se não me engano – em Brasília.

Triste

Além da vida pública, Mazurek teve uma significativa atuação na comunidade toledana durante muitos anos. Ele desenvolveu trabalhos importantes em prol da sociedade. Confesso que estou triste com esse esquecimento. Vejo que muitas pessoas sem vinculação à história de Toledo já foram agraciadas com a cidadania honorária de Toledo e uma pessoa tão importante não ter essa homenagem é muito triste. Mas, como sempre digo…segue o baile!

Emdur

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur) realizará a apresentação semestral de Relatórios da Execução Orçamentária e de Gestão Fiscal, em audiência pública, conforme a Lei Ordinária “R” n° 71/2018. A prestação de contas, com detalhamento das atividades desenvolvidas, será executada perante a Comissão de Finanças e Orçamento (CFO). Será nesta sexta-feira (9), a partir das 14h, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira, na Câmara de Toledo.

Oposição

O vereador Professor Oseias, durante a última sessão ordinária na Câmara de Toledo, comentou sobre a reação de algumas pessoas a respeito de reportagens trazendo a público o resultado de uma perícia feita pela Polícia Federal, que apontou irregularidades no pagamento da obra do Hospital Regional. “Houve quem dissesse ser trabalho da oposição e politicagem”, citou Oseias, sem mencionar os nomes dos envolvidos.

“Comida requentada”

Nas legislaturas passadas foram encaminhados os resultados das investigações feitas dentro da própria Câmara de Toledo ao então ministro Sergio Moro (Justiça), que mandou a Polícia Federal fazer a perícia “e o resultado está aí, um superfaturamento de mais de R$ 2 milhões”. Perícia não é perícia comprada nas esquinas ou no Google. É perícia da Polícia Federal. E não é comida requentada. Isso veio recente”.

Energias renováveis

Foi publicado o estudo de caso aplicado da Ambicoop, cooperativa de geração de energias sustentáveis e saneamento rural implantada em Toledo, através de uma parceria com o Governo da Alemanha. A Ambicoop é presidida por Ilmo Werle Welter.

Cooperação

O Projeto Sistemas de Energia do Futuro III integra a Cooperação Brasil-

Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. Seu objetivo principal é apoiar a integração das energias renováveis e eficiência energética no sistema brasileiro de energia.

Biogás

O projeto avaliado realiza a produção de biogás, utilizando dejetos animais de 41 localidades de produtores/as da região a uma taxa aproximada de 1000 m³/hora e, consequentemente, energia elétrica para uso próprio com excedente compartilhado à rede de distribuição a uma taxa de aproximadamente 48 MWh/dia. Uma das inovações do projeto reside na adoção da produção de biogás centralizada, com transporte dos resíduos até os biodigestores, em um modelo que busca a otimização dos benefícios energéticos e ambientais.

Atores

O Projeto inclui também aproveitamento produtivo e aplicações do digestato e dos biofertilizantes, que são coprodutos da biodigestão anaeróbia. No estudo são apresentados os principais atores do processo produtivo considerado no Projeto, desde o planejamento até as operações e a manutenção do empreendimento.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.