Coluna do editor 08/11/2023

Abusos

Os vereadores que adoram questionar o papel de alguns profissionais da imprensa que pensam diferente do status quo – e são criticados por isso – poderiam, ao invés de ficar com suas ironias sem graça, sair do mundinho próprio no qual vivem e irem conferir problemas realmente sérios, como a carta encaminhada ao Conselho Municipal de Saúde denunciando abusos da Secretaria de Saúde em Toledo. Muitos médicos andam insatisfeitos com os desmandos cometidos na pasta. E fizeram a denúncia de maneira anônima com medo de perseguição, algo com o qual já estou acostumado.

Erros

“Há vários meses profissionais médicos vem indicando incoerências/desestruturação/disautonomia a Secretaria de Saúde, que culminou com a realização de um documento com base nas prerrogativas legais, assinados por a maioria dos médicos T8 e entregue a Secretaria de Saúde, que também é médica Dra. Gabriela, incumbindo e informando erros gerados no processo de atendimento além de apresentar alternativas para saná-las, visando o melhor atendimento e qualidade de atenção ao paciente, além de preservar a sanidade mental do profissional. Não foi bem quisto e aceito na ocasião pela secretaria e diretoras, a partir daí piorou as situações de apontamentos, discussões, abismo/dissociação da atenção primária com gestão e ou serviços secundários”.

Esgotamento

“Os profissionais incluindo os médicos, apresentam esgotamento, por sobrecarga de trabalho, além de ter seus direitos abolidos principalmente autonomia profissional, desde a decisão do tempo de consulta promovendo o melhor cuidado com o paciente até situações de quebra de vínculo devidamente informadas e documentadas muitas vezes realizadas por situações de violência do paciente contra o profissional e equipe e mesmo assim exigem o profissional a prestar atendimento ao paciente, não se respeita ou não se prevê na agenda em agenda atendimentos de emergência que porventura acontecem e mesmo com o devido atendimento o único prejuízo sucumbe ao profissional médico que se mantém mesmo assim todos os atendimentos ou seja não há personalização ou adequação a cada território”.

Piorando

Estes são alguns trechos da carta, onde os médicos apontam ainda a exigência de atendimentos eletivos sem as mínimas condições, o que aumenta a chance de erro. Também os profissionais alertam que a situação vem piorando depois que alguns profissionais realizaram documentos em cada unidade solicitando aumento no tempo de consulta.

Só números

Ainda segundo a carta, “após nova imposição de protocolos – que somente geram mais trabalho e sobrecarga e não melhoram a qualidade do serviço – a diretora da atenção primária, passou a ir às unidades de saúde junto com sua equipe e impor suas vontades, algumas vezes prevendo sanções aos profissionais que não as cumprem. A gestão atual apenas se preocupa em números de atendimento, não se atém ao profissional executante e ou qualidade de atenção ao paciente ao contrário dos profissionais da linha de frente”.

PSDB

O presidente do PSDB em Toledo, Beto Ignácio, esteve em Curitiba na convenção estadual dos tucanos e que manteve o deputado federal Beto Richa como presidente no Paraná.

Na AMP

O prefeito de Quatro Pontes, João Laufer, visitou nesta terça-feira (7) a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), onde esteve com o presidente e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos. O mandatário quatropontense, que também é presidente da Frente Municipalista de Contabilidade e Finanças da AMP, conta que no encontro discutiu-se as conquistas do município e os avanços da pauta municipalista da AMP.

Em Brasília

A vereadora Olinda Fioretin está em Brasília, onde participa da entrega da Medalha Top Legislativo 2023. Do Paraná, além dela que é de Toledo, também serão agraciados os vereadores Márcio Berbet (Campo Mourão), Márcio Barros (Curitiba), Cidney Barbieiro Filho (Francisco Beltrão), Valmir Dile Tonello (Francisco Beltrão) e Marcus Vinícius Bras Santos (Itapejara D’Oeste).

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.