Coluna do Editor 05/01/2023
De mudança
A delegada Fernanda Lima Moretzsohn, que durante muito tempo permaneceu como responsável pela Delegacia da Mulher em Toledo, está de malas prontas para um novo cargo em Curitiba.
Visitas
Dia de visitas nesta quarta-feira (4). Os empresários Luiz Ferreira (Lavanderia Áua Azul) e Alcesio Ladeia (Azzu Esquadrias) estiveram no Jornal do Oeste. Sempre ótimas conversas.
12 anos
Ah, e obrigado pelo whisky 12 anos. Será muito bem apreciado, claro.
“Independência”
O senador eleito Sérgio Moro (União Brasil) tem dito a auxiliares que decidiu manter sua postura de “independência” e não tem participado das discussões para indicação de nomes do seu partido para compor o secretariado do governo Ratinho Junior (PSD). Aliados e apoiadores lembram que o ex-juiz federal está nos Estados Unidos e afirmam que as articulações partem de decisões internas do partido. De acordo com esses aliados, as negociações “não têm aval” de Moro e “não passam de jogo interno do União Brasil”.
Vaga
O União Brasil vai participar do segundo governo Ratinho Junior, com a indicação do deputado estadual reeleito Mauro Moraes, provavelmente na Secretaria do Trabalho. Com isto, quem assume o mandato em fevereiro será o primeiro suplente Nelson Justus, que não se reelegeu em 2 de outubro do ano passado.
Governo Lula
No plano nacional, o União Brasil está dividido em relação à participação no governo Lula. O partido indicou dois ministros: Daniela de Souza Carneiro (“Daniela do Waguinho”) para o Turismo e Juscelino Filho para as Comunicações. Já Waldez Goés, que é do PDT, deve se filiar ao União Brasil e comandará a pasta de Integração Nacional.
Oposição
Moro tem dito que fará oposição a Lula, o que pode levá-lo a ter que trocar de partido novamente. O ex-juiz se filiou em novembro de 2021 ao Podemos, com a expectativa de disputar a Presidência da República. Sem apoio, migrou para o União Brasil em março e acabou candidato eleito para o Senado.
Líder
O nome do vereador Leoclides Bisognin (MDB) surge como o grande favorito para assumir como novo Líder de Governo na Câmara Municipal. A relação de anos ao lado do prefeito Beto Lunitti e a experiência dentro do Legislativo parecem ter pesado muito na balança em favor do ex-presidente.
Camarote
Um dos ‘candidatos’ ao cargo de líder, quando questionado sobre suas pretensões, afirmou apenas que preferia “observar tudo de camarote”. E o camarote, convenhamos, está muito bem instalado. Tem vista privilegiada.
Em fevereiro
Por falar em liderança, o deputado federal paranaense Zeca Dirceu será o líder do PT na Câmara de Deputados. Ele substituirá José Guimarães (CE), que foi escolhido líder do governo Lula na Casa. Filho do ex-ministro José Dirceu, o parlamentar confirmou que a indicação está encaminhada, e ele deve assumir o cargo em fevereiro.
Acompanhamento
Sobre a possibilidade das empresas brasileiras não poderem mais demitir funcionários sem justa causa, muitas entidades já acionaram seus respectivos departamentos jurídicos e seguem trocando informações. Em Toledo a pressão tem sido grande para saber qual será a postura.