Colocação da Unioeste em Rankings Internacionais: um reflexo da educação pública, gratuita e de qualidade
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi classificada entre as melhores do mundo, segundo o World University Rankings 2023 da revista britânica Times Higher Education (THE).
O Ranking das melhores universidades do mundo ocorre anualmente e é baseado em indicadores de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e reputação internacional. Ao todo, 62 instituições brasileiras estão na lista, referência global para estudantes, gestores e professores.
Participaram desta edição do Ranking, 2325 universidades em 92 países. A Unioeste ficou na posição 1501+, e sua maior nota foi decorrente da categoria Ensino, comprovando a fala de Alexandre Almeida Webber, reitor da Unioeste: “É importantíssimo que cada vez mais universidades participem das métricas de ensino, pesquisa, transferência de conhecimentos e outras, como o desenvolvimento sustentável, que contribuem para a reputação internacional das Instituições de Ensino Superior. Dentre as mais de 2.300 universidades participantes, temos orgulho de demonstrar para o mundo que o ensino da Unioeste é público, gratuito e de muita qualidade. O objetivo, para os próximos Rankings, é aproximar a Unioeste como um todo, tornando nossa universidade cada vez mais engajada socialmente e forte cientificamente”.
O ranking da Times Higher Education reflete uma importante mudança na forma de como as universidades são avaliadas e valorizadas pela sociedade. O objetivo é medir não apenas o desempenho das universidades em termos de pesquisa, mas também avaliar o ambiente de políticas internas, a inclusão, a diversidade e o compromisso de solucionar os 17 grandes desafios que a humanidade enfrenta, apresentados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
A Universidade de São Paulo (USP) ficou em primeiro lugar entre as Universidades Brasileiras ranqueadas. Entre as paranaenses, os primeiros lugares são ocupados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), seguidas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pela Unioeste, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e por fim, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Larissa Terra Langer