Colheita do milho safrinha inicia em Pato Bragado com boas expectativas
É significativa a mudança no cenário das lavouras de Pato Bragado. Com quase cinco mil hectares plantados, a colheita do milho safrinha iniciou e poderá se estender por todo mês de julho.
Na expectativa de uma grande safra, o prefeito Leomar Rohden, o Mano, vice-prefeito, John Nodari e secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Jaqueline Vanelli acompanharam o trabalho de colheita do produtor rural, Romeu Bombardelli.
Realizar esse acompanhamento, segundo secretária Jaqueline é muito importante e gratificante. “Em uma das safras do ciclo anterior, o vilão foi o clima. Nesta safra foi a cigarrinha, mas apesar das dificuldades o clima ajudou e a expectativa é ótima”, compara secretária.
EXPECTATIVAS – O consultor da Unidade de Distribuição de Insumos Disam de Pato Bragado, Maiky Luan Scaravonatto, prevê uma boa colheita e a previsão de uma média de 230 a 240 sacas por alqueire. A umidade dos grãos está estimada em 18 a 21%.
Já na unidade da Copagril de Pato Bragado, o agrônomo e gerente Douglas Sandrim de Brito, também prevê bons rendimentos nesta safra que já é uma das maiores, considerando os últimos anos, com média da umidade em 22%. A previsão da cooperativa é de 290 sacas por alqueire.
SAFRA 2021 – Com a forte seca do ano passado, a safra inicial foi comprometida e os dados oficiais do Departamento de Economia Rural (Deral), demostram uma produção de quase 2 mil toneladas de milho em 200 hectares plantados. Já a segunda safra chegou a quase 12 mil toneladas com a média de 12 mil hectares plantados.
PATO BRAGADO