Colégios eleitorais: movimentação mais intensa no período da manhã gerou filas
Na cobertura das eleições, a equipe do JORNAL DO OESTE esteve em alguns colégios eleitorais de Toledo. Substituição de urnas eletrônicas, esclarecimentos sobre o único local do ‘voto em trânsito’ no município, movimentação mais intensa no início da manhã foram algumas das situações comuns nestes locais.
Segundo a administradora de prédio, Francieli Hein Suzin, no Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – um dos maiores de Toledo – a manhã, como de costume, foi um dos períodos mais movimentados. “Temos 17 seções e 330 eleitores em cada uma, aproximadamente seis mil eleitores transitaram por aqui. Vários políticos também votaram neste colégio e isso trouxe mais movimentação”.
Franciele relatou que foi necessária efetuar a substituição de urna. Além disso, ocorreu um registro de eleitor com problemas de saúde e precisou receber atendimento do Samu. “A movimentação ocorreu dentro da expectativa. Bastante eleitores compareceram, contudo, está dentro da normalidade”, mencionou.
Durante o início da manhã de domingo (2) circulou uma fake news de que eleitores de um colégio eleitoral da Vila Pioneira só poderiam votar se estivessem usando máscara como forma de prevenção a Covid-19. No entanto, o fato foi rapidamente esclarecido e, no local, o eleitor pode exercer a cidadania usando máscara ou não – visto que não existe mais uma obrigatoriedade, e sim, a orientação.
FALTA DA ‘COLINHA’ – A equipe de reportagem do JORNAL DO OESTE também visitou o Colégio La Salle e a administradora de prédio, Aparecida Maria da Graça Gomes, relatou que a movimentação e as filas são atividades corriqueiras nas eleições, pois o colégio eleitoral possui dez seções. “Um dos maiores problemas que tivemos é que muitos eleitores estavam despreparados para votar e não possuíam a sequência correta dos candidatos. Às vezes, eles iam votar em um candidato, mas não colocavam a sequência correta e isso acabou interferindo nas filas e gerando atraso”, destacou ao pontuar que o local também precisou substituir urna, pois apresentou problema na biometria.
FILA PARA VOTAR – Um dos colégios eleitorais que ainda tinha fila de eleitores para votar, após às 17 horas, foi no Fundação Educacional de Toledo (Funet). Com o fechamento dos portões, os eleitores que estavam dentro do colégio receberam senhas.
“São mais de 800 eleitores neste colégio eleitoral. Tivemos uma movimentação atípica, pois nesta eleição ocorreu um aumento de eleitores. Sobre as filas notamos que uma das justificativas para a demora ocorreu devido a biometria, pois era necessário fazer quatro tentativas e somente depois permitia fazer o sistema manual”, declarou a administradora de prédio, Fernanda Barilli.
Da Redação
TOLEDO