Colégios de Toledo recebem palestra sobre inserção no mercado de trabalho
Cerca de 80 alunos de cinco turmas do Ensino Médio assistiram nos últimos dias a palestras sobre inserção no mercado de trabalho ministradas pela equipe da unidade local da Agência do Trabalhador. Na última sexta-feira (1º), a atividade, que integra o “Bora Lá Trabalhar”, programa multisetorial do governo municipal voltado para cidadãos com idade entre 12 e 29 anos, foi oferecida a estudantes do Colégio Estadual Esperança Favaretto Covatti (Jardim Bressan). Na segunda e quarta-feira desta semana (4 e 6) foi a vez de os alunos do Colégio Estadual João Arnaldo Ritt (distrito de Vila Nova) terem acesso a este conteúdo.
Durante a palestra, os alunos aprendem a como se comportar de forma adequada numa entrevista e são estimulados a preencherem, em tempo real, os dados pessoais e profissionais solicitados pelo “Currículo Top”, plataforma criada (no Google Forms) pela Agência do Trabalhador de Toledo na qual o candidato obtém, no fim do processo, um currículo bem estruturado, aumentando suas possibilidades de empregabilidade. “Os dados que estes alunos forneceram nos permitirão saber qual perfil de trabalho que eles procuram e, surgindo uma vaga que possa interessá-los, entraremos em contato pelo e-mail fornecido neste cadastro”, explica o diretor do Departamento de Emprego e Relações de Trabalho, da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDeseco) e gerente da Agência do Trabalhador, Rodrigo Souza.
Rodrigo observa que esse trabalho já foi realizado em alguns colégios de Toledo e tem estado em contato com outros estabelecimentos de ensino para que este conteúdo chegue ao maior número possível de adolescentes. “O ‘Bora Lá Trabalhar’ é uma ação continuada, especialmente destinada para estudantes do Ensino Médio que estão iniciando sua vida no mercado de trabalho. Queremos que eles estejam bem preparados para aproveitar as boas oportunidades de emprego que aparecerem”, salienta.
Da Prefeitura de Toledo