Cojem inicia o projeto ‘Futuro em Jogo’ com orientações para estudantes do ensino médio

Com a crescente demanda por orientação profissional para jovens em fase de decisão sobre o futuro, o Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) iniciou o programa ‘Futuro em Jogo’, com o objetivo de ajudar alunos do 2° e 3° ano do Ensino Médio a fazerem uma escolha consciente e estratégica sobre suas carreiras e trajetória futura.

O ‘Futuro em Jogo’ teve o primeiro módulo com o tema ‘Introdução ao Projeto’ na segunda-feira (2) e seguirá até o mês de outubro com encontros no contraturno escolar, no espaço Inovacit, anexo à Acit. Com uma série de workshops presenciais, os estudantes poderão buscam identificar aptidões e entender o mercado de trabalho com a orientação de facilitadores especializados.

O projeto seguirá com aulas semanais, abordando diferentes aspectos da escolha profissional: Dia 9 de setembro o tema será ‘Propósito, Visão e Valores’; dia 16 de setembro ‘Levantamento de Perfil Pessoal e Profissional’; dia 23 de setembro ‘Influência Familiar e Social’; dia 30 de setembro ‘Estrutura do Mercado Atual’; dia 7 de outubro ‘Opções de Curso e Forma de Ingresso’; dia 14 de outubro ‘Escolha Propriamente Dita’; dia 21 de outubro ‘Currículo e Networking’; dia 28 de outubro ‘Entrevistas’. E para finalizar, dia 4 de novembro, ‘Mesa Redonda/Cerimônia’.

A captação dos alunos foi realizada por meio de visitas a colégios públicos de Toledo. Estão participando, estudantes do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premem), Colégio Estadual Moraes Rego e Colégio Estadual Dario Velozzo. Os alunos receberam um folder informativo e um QR-code que direcionou a uma página de inscrições. Foram selecionados 20 alunos por ordem de inscrição e na sequência, foi enviado um formulário para entender as expectativas e o perfil dos participantes.

Segundo a presidente do Cojem, Milene Marques Leuchs, o sucesso do projeto será avaliado por meio de diversos indicadores. “Assiduidade, taxa de permanência, avaliações de satisfação dos participantes e aplicadores, e a eficácia na preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Serão utilizadas ainda, ferramentas como a metodologia Net Promoter Score (NPS) para medir a recomendação do projeto pelos participantes”, conta.

O projeto ‘Futuro em Jogo’ é uma realização do Cojem, com apoio da Acit e parceria com o curso de Psicologia da PUC PR e Éclori Desenvolvimento.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.