COB realiza visita técnica a Brasília, uma das três candidatas aos Jogos da Juventude 2025
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou na última semana visita técnica à Brasília (DF) para conhecer detalhes do projeto de candidatura da cidade para os Jogos da Juventude 2025. Além da capital federal, Aracaju (SE) e Uberlândia (MG) estão na disputa para receber o maior evento multiesportivo para jovens de até 17 anos do Brasil. O anúncio da cidade vencedora será feito até o dia 1º de setembro, data da Cerimônia de Abertura da edição 2023 dos Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto (SP). Em 2024, o evento será realizado em Blumenau (SC).
“A cada ano que passa queremos realizar uma edição melhor e não será diferente nos próximos anos. Ribeirão 2023 e Blumenau 2024 têm um grande desafio pela frente e eu não tenho dúvidas que a definição com antecedência da sede de 2025 proporcionará tempo suficiente para o planejamento de um evento de excelência”, afirmou Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.
A visita técnica a Brasília teve o objetivo de avaliar os espaços indicados pelo governo local para receber o evento. Além do diretor Kenji Saito, o COB foi representado por Daniel Santiago, gerente de Esporte e Juventude do COB na visita. Os representantes foram recebidos pelo secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, que também se reuniu com o secretário de Turismo, Cristiano Araújo e com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. Durante os encontros foram discutidas diversas tratativas em relação à candidatura da capital para sediar os Jogos. Brasília já recebeu três edições dos Jogos da Juventude, em 2005, 2006 e 2017.
“Sabemos da capacidade e comprometimento do Distrito Federal na realização do evento. Recebemos com muita alegria o interesse de Brasília ser sede mais uma vez em 2025. Os Jogos da Juventude envolvem mais de 6 mil pessoas em um período de 15 dias de evento. Um dos pilares para a definição da sede é a capacidade hoteleira da cidade que precisa ser robusta para comportar um evento dessa magnitude”, comentou Kenji.
Os Jogos da Juventude reúnem os melhores atletas de até 17 anos de idade, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país para a disputa de 18 modalidades. Ao todo, mais de 6.000 pessoas são envolvidas no evento, entre atletas, Comitê Organizador, voluntários, dirigentes, árbitros, treinadores, médicos, entre outros profissionais.
BRASÍLIA