Cmei promove caminhada e panfletagem de conscientização

O “Maio Laranja” encerrou no dia 31 de maio, porém é importante enfatizar a conscientização da sociedade. Em Toledo, diversas ações foram realizadas por instituições no mês passado. Entre elas, a equipe do Centro Municipal de Educação Infantil Ana Maria Zorzo Luckmann.

A equipe organizou uma caminhada de conscientização contra a violência sexual de crianças e de adolescentes. A atividade aconteceu na última quarta-feira (31) nos períodos matutino e vespertino. Uma ação para proteger toda a comunidade.

As crianças foram as protagonistas durante a caminhada ou na entrega de panfletos. Na caminhada, as crianças tinham um grito de guerra: “Não me toque seu boboca”. A diretora do Cmei Isabel Cristina Hoeckele destaca a importância em conscientizar as pessoas para identificar os casos de abuso sexual infantil e denunciar para as autoridades por meio do disque 100.

COMUNIDADE – O Centro Municipal de Educação Infantil Ana Maria Zorzo Luckmann é formado por 87 crianças. No período da tarde, em média 40 estudantes participaram da atividade.

Na oportunidade, a diretora lembrou o Dia Nacional do Combate a Violência Sexual das Crianças e de Adolescentes (18 de maio). “Nós trabalhamos este tema durante todo o mês. Foram ações para os familiares, os responsáveis e as crianças”.

Os adultos participaram de palestras com psicólogos. “Os pais ‘vestiram a camisa’. Eles realizaram e participam das atividades no Cmei. Foi algo maravilhoso”, pondera Isabel ao complementar que as crianças acompanharam contações de histórias e músicas. “A faixa etária do nosso público é desafiadora. Nós promovemos ações lúdicas e eles compreenderam. Exemplo: contamos a história de uma princesa em um castelo e uma pessoa começa a ofertar doces. Em um determinado dia, pede para ela levantar o vestido e a princesa saí gritando em busca de ajuda”, salienta a diretora.

Durante o mês de maio, a equipe ainda enfatizou os locais em que podem ser tocados em uma criança. “O toque não é normal e se isso acontecer nós incentivamos a criança a contar para as professoras”.

“O principal objetivo é orientar toda a comunidade. Toledo tem apresentado aumento no índice de abuso contra criança e adolescente. Por isso, a necessidade da informação chegar até esse público”, menciona a diretora.

Isabel complementa a equipe trabalha com a primeira infância e é chocante imaginar que esse tipo de violência acontece nesta faixa etária. “É triste ver um bebê ou uma criança de dois ou três anos sendo abusada. Nós pedimos para que esse tipo de violência não ocorra com nossas crianças”.

A diretora observa que as ações do Cmei foram positivas. “Nós tivemos o suporte da Secretaria da Educação e continuaremos no trabalho de conscientização da população; até para um sinal de alerta. Estamos de olho. A escola está de olho! Nossas ações com essa temática terão continuidade”, finaliza a diretora do Cmei, Isabel.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.