Ciscopar: capacitação com o tema ‘Hipertensão e Diabetes’ reúne profissionais

Profissionais que atuam na área de abrangência do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) participaram, na quarta-feira (17), de uma capacitação com o tema ‘Hipertensão e Diabetes’. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico.

“Na saúde sempre temos atualização de protocolos e manejos de determinadas doenças”, destacou a diretora de Atenção e Gestão em Saúde, Ana Paula Ferreira Neves Johann. “Na diabetes e hipertensão não é diferente, sempre temos atualização e o papel do Ciscopar, enquanto atenção secundária, é manter sua equipe atualizada e passar essa atualização aos municípios consorciados”.

O evento é promovido com a intenção de capacitar as equipes das Atenções Primárias (APS) dos municípios e aproximar os profissionais da APS dos profissionais do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC). “Com a pandemia, realizamos alguns eventos on-line, tivemos uma adesão razoável, porém, observamos que o aproveitamento dessas capacitações neste formato não são tão elevadas e acreditamos que seja pela falta de contato próximo entre as equipes. Nesses momentos é possível alinhar sobre os atendimentos do Macc, tirar dúvidas entre as equipes, além da atualização quanto ao manejo das condições”.

SAÚDE EM FOCO – Em relação as dificuldades que os profissionais enfrentam no que se refere a hipertensão e diabetes, Ana apontou que as equipes têm observado que no MACC um dos pontos que mais dificulta o tratamento do paciente é a adesão ao tratamento proposto. Ela citou que muitos usuários não querem realizar as mudanças no hábito de vida, que é extremamente necessária para o tratamento. “Por este motivo um dos principais pontos que deve ser levado em conta pelos profissionais que atendem esses usuários é o vínculo entre médico/equipe e paciente, com vinculação e confiança as chances de sucesso no tratamento são maiores”, lamentou.

CONSTANTE ATUALIZALÇÃO – A próxima etapa dessa capacitação acontece no dia 24. Ana explicou que essas capacitações voltadas para uma linha de cuidados específica são realizadas, normalmente, uma vez ao ano – por linha de cuidado – ou quando solicitado por algum município ou pela 20ª Regional da Saúde.

“Em junho e julho realizamos uma capacitação referente a saúde da criança; estamos programando a próxima sobre gestante para o mês de outubro. A equipe do MACC realiza mensalmente matriciamento nos municípios consorciados, abordando quanto as linhas de cuidados atendidas e orienta quanto aos encaminhamentos e demais dúvidas quanto ao atendimento no modelo MACC”, apontou Ana ao enfatizar a importância de promover a atualização dos profissionais.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.