Circo e Letras movimenta a comunidade no Jardim Europa
A tradicional Noite de Luz e Fogo, promovida pelo Circo da Alegria na quinta-feira (04), marcou o lançamento do projeto Circo e Letras, idealizado para criar ações que possibilitem ampliar o interesse dos alunos pela literatura, trabalhada das mais diferentes formas. A proposta é reunir e divulgar os escritores locais, além de integrar a literatura às artes circenses. As atividades foram desenvolvidas no campo de futebol, localizado ao lado da Escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa.
O coordenador do Circo da Alegria, Dado Guerra, comemorou o resultado desse evento que inaugura essa nova proposta pedagógica de integração das atividades realizadas no projeto. “Toda vez que você traz uma proposta nova para dentro da escola, para dentro do circo, é sempre algo que faz a diferença. A oficina de Haikai ministrada pela Lucrécia Pioresan e pela sua irmã, Ana Pioresan, foi bem interessante. Foi um contato com algo que até então as crianças não faziam nem noção de que existia, a grande maioria não sabia o que era um haikai. A atividade possibilitou esse conhecimento sobre a história e a produção fez perceberem como é possível escrever uma poesia com esse método, o haikai”, explicou Dado.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
As lonas e tendas montadas também oportunizaram a contação de histórias para as crianças, que saíram do ambiente formal de sala de aula para se acomodarem no chão mesmo. A atividade foi realizada pela Casa da Cultura e contou com a participação de mais de 60 crianças. “Quando a criança está mais à vontade para ouvir, para se conectar com algo que está sendo dito, faz toda a diferença, ficamos muito felizes, pois ao lado da escola, num campo, num bairro de periferia, crianças ouvindo histórias e que histórias… A arte enquanto literatura, a arte enquanto contação de história, enquanto poesia e trazendo novas perspectivas para essas crianças”, avalia Dado.
CINEMA AO AR LIVRE
Com um clima familiar e descontraído, a comunidade presente desfrutou de um cinema a céu aberto. As luzes do campo foram apagadas e com o apoio da equipe técnica do Teatro Municipal, a magia do cinema tomou conta do público. “O circo, enquanto espaço cultural, vem cumprindo esse papel de levar também para a comunidade essas apresentações e proporcionar momentos de encontro das famílias, dos amigos, das pessoas desconhecidas e que passam a se conhecer nesse espaço, isso é muito bacana”, comenta o coordenador.
CIRCO E LETRAS
O evento teve seu ápice no período da noite, quando a comunidade do Jardim Europa/América e dos bairros do entorno compareceram para presenciar a leitura de poesias, apresentações de circo, de fogo, de luz e o som da banda Carbox para fechar o ciclo cultural do dia. “Normalmente só se escuta o som da bola ali no campo e molecada gritando e falando de futebol. Esse silêncio foi quebrado para dar lugar a todas essas atrações, foi sensacional”, resume o sentimento de alegria e satisfação por mais um evento bem sucedido o coordenador do Circo da Alegria.
TOLEDO