Circo da Alegria e Escola Nacional de Circo vão formalizar parceria
A Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro, e o Circo da Alegria, de Toledo, vão formalizar uma parceria entre as duas instituições para a troca de experiências entre os dois grupos, realização de cursos, estágios, entre outras atividades, visando a formação dos alunos locais na arte circense e o repasse da experiência de Toledo em projetos sociais de circo. A confirmação foi dada nesta sexta-feira, 4, no primeiro dia de apresentações dos projetos de circo social inscritos na XVI Mostra de Circo Social e IX Festival Nacional de Circo de Toledo. As apresentações foram realizadas pela manhã, no Teatro Municipal de Toledo.
À tarde as atividades foram concentradas no Circo da Alegria, onde foram ministradas oficinas para iniciantes e de nível avançado para os alunos e instrutores dos grupos sociais que vieram a Toledo pela manhã. Alunos de escolas públicas e privadas de Toledo e da região acompanharam os espetáculos e riram muito com as performances dos palhaços Crexpinho, Chukito e Tupisco, tendo como mestre de cerimônia a professora aposentada Tânia Piazzetta, primeira coordenadora do Circo da Alegria, que em 2022 completa 30 anos de atividades.
A programação desta sexta-feira, 4, encerrou à noite com o espetáculo Cartolagem, do corpo circense Basileu França, de Goiânia, Goiás, com muitas acrobacias e malabarismos.
Conforme Alex Machado, a formalização desta parceria já existente em função de laços de amizade entre o coordenador do Circo, Dado Guerra, e Alex Machado, que é professor na Escola Nacional de Circo, vai ampliar a troca de experiências entre os dois grupos. “A Escola Nacional de Circo preocupa-se com a formação de profissionais na arte circense, mas sabemos de muitos alunos têm interesse em trabalhar em projetos sociais, mercado que cresceu muito nas últimas décadas. Queremos aproveitar esta expertise do Circo da Alegria, referência nacional em projetos de circo social, e o conhecimento dos professores da Escola Nacional de Circo, para a realização de cursos, oficinas e trocas de experiências. Nada melhor que aproveitar a experiência do Circo da Alegria de Toledo, que é referência na área e ajudou na implantação da maioria dos projetos sociais de Toledo e região”.
Com a parceria, alunos de Toledo poderão fazer cursos no Rio de Janeiro, assim como os do Rio passar por um período em Toledo, trocando experiências e conhecimentos. Também deverão ser viabilizadas novas oficinas e cursos em Toledo, com professores da Escola Nacional do Circo e vice-versa, ou mesmo espetáculos que poderão ser trazidos para Toledo ou levados para o Rio de Janeiro. “Será uma troca de saberes em que os dois lados têm muito a contribuir e a ganhar”, afirma.
Pós-Pandemia
Nos últimos dez anos, Alex tem vindo a Toledo durante a Mostra para acompanhar e avaliar o trabalho dos grupos sociais. Ele integra uma comissão que analisa o trabalho de cada grupo e ao final dá um retorno a estes, indicando aspectos positivos ou que precisam de uma atenção maior. Neste ano, após a experiência dos últimos dois anos de pandemia, em que diversos setores tiveram que se reconstruir, ele traz algumas sugestões que poderão ser adotadas.
Entre eles, cita as possibilidades hoje existentes de cursos onlines e mesmo trocas de experiências e avaliações em reuniões digitais, ampliando o intercâmbio, mesmo depois da Mostra. “São recursos que usamos muito na pandemia e poderão ser aproveitados para ampliar os conhecimentos”, comenta ele. “A pandemia abriu novas possibilidades de ensino, de produção artística, entre outras, que precisam ser consideradas”, ressaltou ele. Segundo Alex, durante a pandemia a internet aproximou distâncias e ampliou a oferta de cursos onlines, que deverão ser incorporados daqui para frente.
Mesmo vindo há dez anos a Toledo, Alex Machado afirma que sempre tem uma surpresa positiva. “Estou curioso para ver o que aconteceu nestes grupos depois de dois anos de pandemia. É muito interessante ver o crescimento dos grupos, alunos se apresentando e novos talentos que deverão surgir daqui. Toledo cada vez mais se firma como uma semeadora de novos projetos sociais circenses, grupos artísticos, professores, instrutores e artistas”.
A XVI edição da Mostra de Circo Social e o IX Festival Nacional de Circo é uma realização do Circo da Alegria, Circo Ático, cozinha social, escola municipal Anita Garibaldi, prefeitura de Toledo, secretaria de Cultura, Secretaria de Educação e setor de Comunicação.
Jornalista Eliane Cargnelutti Torres